CONSIDERAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DE UNIDADES DIDÁTICAS NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL PARA ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • Samuel Figueira-Cardoso University of Warsaw
Palavras-chave: Unidade didática, aprendizagem intercultural, português língua estrangeira

Resumo

No mundo falante da língua portuguesa como língua oficial, percebe-se uma riqueza não apenas cultural, mas multi e plurilíngue. Assim, as diversas variedades linguísticas e culturais dos países de língua portuguesa nos dão imensas possibilidades de incorporar temáticas pouco trabalhadas em sala de aula, ao mesmo tempo que pode se tornar um desafio para o professor de língua estrangeira. Neste artigo procura-se refletir sobre a produção de unidades didáticas e a dimensão intercultural na aula de português como língua estrangeira, para adultos em contexto de imersão, falantes de mais de uma língua e descrever uma experiência didática num curso de leitorado (línguas) de português língua estrangeira.

Referências

ALMEIDA, José Domingues de et al. Projetos de investigação-ação: orientações gerais para a elaboração do relatório de estágio em ensino de Português e de Língua Estrangeira. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 5. ed. Campinas: Pontes, 2008.
BARCELLOS, Renata da Silva de. O uso da tecnologia na aula de língua portuguesa. Cadernos do CNLF, Vol. XIX, Nº 03 – Ensino de Língua e Literatura. 2015. Recuperado em http://www.filologia.org.br/xix_cnlf/cnlf/03/_Cad_CNLF_XIX_03.pdf. Consultado em 04/06/2018.
GUNTHNER, Susanne. A language with taste: uses of proverbial sayings in intercultural communication. In: Text & Talk, 11(3):399-418. 1991. DOI: https://doi.org/10.1515/text.1.1991.11.3.399
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.
LEFFA, Vilson. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra – D.C. Luzzatto, 1996.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MASETTO, Marcos Tarciso. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp (2010): 11.
OUTEIRINHO, Maria de Fátima. A perspectiva comparatista no ensino duma cultura estrangeira: reflexões sobre uma abordagem intercultural. In: Bizarro, Rosa (ed). Como abordar… a escola e a diversidade cultural: multiculturalismo, interculturalismo e educação. Porto: Areal Editores, 2006. 172-177.
SANTOS, Edleise Mendes Oliveira. A Abordagem Comunicativa Intercultural: uma proposta para ensinar e aprender língua no diálogo de culturas. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2004.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TEIXEIRA, Ana Paula Gonçalves de Amorim. O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural na aula de PLE: representações e práticas (inter) culturais. Um estudo de caso. Tese de Doutoramento não publicada. Porto: FLUP/UP, 2013.
Publicado
2021-06-09