RESENHA CRÍTICA DA OBRA “GREVES DE CRIANÇAS EM 1911”, DE DAVE MARSON (1973)

Palavras-chave: Crianças em Greve, Consciência de Classe, DAVE MARSON, 1911

Resumo

A obra de Dave Marson, de 1973, relata um episódeo atípico da classe trabalhadora, onde crianças se rebelam contra a opressão de um sistema educacional inflexível. Trata-se de movimentos ocorridos em 1911, na Escócia, Inglaterra e Irlanda, influenciados pelas ondas de greve dos trabalhadores de diferentes áreas. Crianças que tiveram empatia pela luta de seus pais e que souberem, com as devidas ressalvas, trilhar um caminho de consciência de grupo, reivindicando melhores condições em seu contexto. 

Biografia do Autor

Alexandre da Silva Borges, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)/Patrimônio Cultural e Arqueologia (UAlg-Portugal). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) e do Grupo de Pesquisas em Línguas e Culturas Brasileiras (GPLC-Bra) da Universidade de Varsóvia - Polônia. Educador no Pré-universitário Popular Povo Novo (P´reUni) e no Alber Colégio (Pelotas).

Adriana Silveira Coronel, Prefeitura de Pelotas

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Educadora da disciplina de filosofia no curso preparatório Pré-Universitário Popular Povo Novo. Professora efetiva da Educação Básica no município de Pelotas . Pós-graduada em Supervisão Escolar.

Referências

MARSON, Dave. Greves de Crianças em 1911. 1973. Disponível em https://libcom.org/library/crian%C3%A7as-em-greve Acessado em 30 de janeiro de 2021.
Publicado
2021-06-09