CONVERGÊNCIAS ENTRE EJA, EDUCAÇÃO DO CAMPO E PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA A CLASSE TRABALHADORA

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Pré-Universitário Popular, Educação Popular, Consciência de Classe

Resumo

O trabalho em questão faz uma reflexão acerca dos contextos e modalidades formativas: Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Pré-Universitário Popular, tendo como objetivo identificar suas respectivas convergências, a partir dos aspectos da Educação Popular, da formação omnilateral e da consciência de classe. Ainda, o artigo apresenta questões específicas desses espaços, trazendo ao público leitor a realidade da classe trabalhadora nos caminhos de sua formação/ensino, apontando o princípio educativo do trabalho como forma de permitir experiências comuns de pertencimento.

Biografia do Autor

Manoel José Porto Júnior, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ), Mestre em Educação (UFPel), Especialista em Educação Profissional e Tecnológica (CEFET-RS) e Licenciado em História (UFPel). É professor do IFSul nos cursos Técnico em Eletrônica e Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados (Campus Pelotas) e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (Campus Charqueadas).

Publicado
2021-06-09