ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM CANCER DE PULMAO

  • Laura Silva Conceição Silva Conceição Itop
  • Martin Dharlle Oliveira Santana Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS Enfermeiro especialista em UTI, Centro Cirúrgico e Docência do Ensino Superior. Mestrando em Ensino em Ciências e Saúde. https://orcid.org/0000-0001-8140-299X
  • Orcélia Pereira Sales Enfermeira, Mestre em Ensino em Ciências e Saúde.
  • Edilma Fiel Barbosa (2017). Coordenadora do Enfermeira Obstetra, Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC Curso de enfermagem ITOP.
Palavras-chave: Enfermagem, câncer de pulmão, pacientes.

Resumo

 

Sabe-se que o câncer é um problema de saúde pública, diante disso o presente trabalho tem como temática a assistência de enfermagem frente aos pacientes com câncer de pulmão. Muitas pessoas que são diagnosticadas acreditam que não são capazes de lidar com a doença, alguns entram em um estado de depressão medo da morte e temem sofrer preconceito. Esta pesquisa se justifica pelo fato de o câncer ser um problema de saúde pública no mundo inteiro, pois ao contrário de outras doenças essa é umas das mais comuns. Conclui-se que deve existir essa aproximação para que a qualidade em saúde tenha excelência e possa ser realizada de forma a atingir os objetivos dos protocolos de saúde e reduzir os índices de mortes por este tipo de câncer. Bem como proporcionar uma melhor qualidade de vida a população. O presente trabalho utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, revisão literária de artigos acadêmicos como base principal e de alguns livros para leitura complementar.

 

 

 

 

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Informações de saúde. Ministério da Saúde, 2006. Homepage na Internet. Available from: http://www.datasus.gov.br.

BRASIL. Ministério da Saúde. Informações de saúde. Ministério da Saúde, 2010. Homepage na Internet. Available from:.
INC. National Cancer Institute. SEER Stat Fact Sheets: Lung and Bronchus Cancer, disponível em: http://seer.cancer.gov/statfacts/html/lungb.html Acesso em 12 Nov 2020 as 17:20.
NOVAES, Pedro José de. Diagnóstico Laboratorial. Vigilância Epidemiológica: Brasil- Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde/CENEPI. Guia de Vigilância Epidemiológica. Brasília,1994.

OMS. Organização Mundial de Saúde. Relatório sobre a saúde: saúde mental nova concepção, nova esperança. Geneva: OMS, 2011.

OMS. Organização Mundial de Saúde. Relatório sobre a saúde: saúde mental nova concepção, nova esperança. Geneva: OMS, 2013.

SANTOS, S. M. P. A vivência da enfermagem ao paciente com cancer. RevEnferm UFSM. Jan/Mar 2014; 4(1):113-122. Disponível em: . Acesso em 21 Outubro de 2020.
Publicado
2021-06-21