DIFICULDADES ENCONTRADAS PELAS PROFESSORAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS E ALUNAS COM DEFICIÊNCIA

Palavras-chave: Escola inclusiva; Prática docente; Crianças com deficiência.

Resumo

Ao longo da história da humanidade as pessoas com deficiência tiveram uma vida marcada por rejeição, discriminação e segregação. Atualmente as pessoas com deficiência contam com direitos que foram conquistados depois de muitos conflitos e de muita luta, incluindo o direito de frequentar escolas de ensino regular, uma vez que se reconheceu legalmente que esses alunos e alunas com deficiência, como cidadãos e cidadãs têm os mesmos direitos à aprendizagem garantidos aos demais alunos. Entretanto, apenas receber o aluno com deficiência na sala de aula não significa inclusão, há necessidade de preparo dos professores e da escola tanto no sentido de conhecer os tipos de deficiência, suas dificuldades e capacidades e as melhores estratégias pedagógicas para fazê-los avançar no seu processo de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi, portanto, conhecer as dificuldades enfrentadas pelas professoras das séries iniciais do ensino fundamental, diante do processo de inclusão dos alunos e alunas com deficiência. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa, tendo seus dados coletados por meio de questionário aplicado aos professores. Entre as principais dificuldades encontradas percebeu-se a superlotação das salas de aula, a falta de especialização dos professores e o pouco apoio que recebem da instituição e do sistema de ensino.

Biografia do Autor

Alcilene Gomes Almeida, Faculdade Itop

Pedagoga – Faculdade ITOP e Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional – FACUMINAS

Mariany Almeida Montino, Unitins/ITOP

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduada em Pedagogia pela Universidade São Francisco. Entre maio/2009 e abril/2010 participou do programa intercalar de doutoramento na Universidade de Lisboa, também com financiamento CAPES, no programa PDEE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência e Ensino da Unicamp - GEPCE entre os anos de 2002 e 2014. Atuou, no período de 25 anos como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos nas escolas municipais de Bragança Paulista. Entre os anos de 1999 e 2004, desempenhou funções de Direção de Escola, Coordenação Pedagógica, Supervisão de Ensino e Assessoria de Educação na Prefeitura Municipal de Bragança Paulista. Foi presidente do Conselho Municipal de Educação do Município de Bragança Paulista no biênio 2006/2007. Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade Estadual do Tocantins, nas áreas de Planejamento, Avaliação, Gestão Escolar e Gestão da Aprendizagem, desenvolvendo pesquisas e orientações sobre questões de Violências nas Escolas e práticas de Mediação e Resolução de Conflitos. É também professora convidada na Faculdade ITOP, ministrando disciplinas no curso de Pedagogia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Cultura e Transversalidade. Pesquisadora e líder de grupo do Núcleo Institucional de Estudos em Políticas Públicas Educacionais (NIEPPE).

Referências

ARANHA, M. S. F. Inclusão Social. In: E. J. Manzini (Org.) Educação Especial: Temas Atuais. Unesp. Marília-Publicações, 2006.

BARTALOTTI, Celina Camargo. Nenhum de nós é tão esperto como todos nós. São Paulo: PUC/SP, 2006.

BUSCAGLIA, Leo. Os deficientes e seus pais. 3. Ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. UNESCO, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov. br/seesp/arquivos/ pdf/ salamanca.pdf>. Acesso em 15 nov 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Brasília: MEC, 1999, 2013. Disponível: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view= download &alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 12 nov 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas: 1. ed. Brasília: MEC, SEESP, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ensaios pedagogicos.pdf>. Acesso em 15 nov 2018.

BISACCIONI, Paola. Como os professores lidam com um aluno com deficiência inserido em suas turmas? Os Desafios da Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. São Carlos, SP: UFSCar, 2005.

FARIAS, Sandra Samara P. Os processos de inclusão dos alunos com surdocegueira na Educação Básica. Salvador, BA: Universidade Federal da Bahia, 2012.

FONTES; Patrícia Oliveira; ANDRADE, Liz do Nascimento. Os desafios de construir escolas inclusivas. 2006. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/ revistas/ fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1133_1a27211 952d6495dd896f0a8b9fa90b7.pdf>. Acesso em 17 set 2018.

KOLARIK, Karen; RODRIGUES, Jaqueline Fonseca; OLIVEIRA, Andréa Martins de. As adequações curriculares para a educação inclusiva através do Projeto Político Pedagógico da Escola. São Paulo: Projeção & Docência, V. 8, n. 1. p.46-58, 2017. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php /Projecao3/article/view/845/712>.
Acesso em 18 set 2018.

MANTOAN, Maria Teresa E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

_______. Uma escola para todos. São Paulo: [s.e/s.d].

MELETTI, Silvia M. F. A constituição dos modos de lidar e de significar a condição do deficiente mental. In: OLIVEIRA, F.N.; ALLIPRANDIN, P.M.; MELETTI, S.M.F. (Org.).
Educação e reflexão: contribuição teórica, atuação docente e pesquisa. Londrina: EDUEL, 2009. p.215-231.

PIANTINO, Lurdinha D. Salto para o Futuro: educação especial, tendências atuais. In: BRASIL. Ministério da Educação. (Vários autores). Salto para o Futuro: educação especial, tendências atuais. Brasília, MEC, SEED, 1999.

RAMOS, Paulo. Educação inclusiva: histórias que desencantam na educação. Blumenau: Odorizzi, 2010.

ROSA, Lígia Cardoso Silveira. Formação continuada de atendentes para a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em creches. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.

SANCHEZ, Pedro. A. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Revista Inclusão. Brasília, v.1, n.1, out./2005, p. 718.

SANTANA, Cristiano L.; SANTANA, Crislayne L.; PEREIRA, Aline G. S. S. A Educação Especial no Brasil: Acontecimentos históricos. In: SIMPÓSIO EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 2012. São Paulo. Anais... São Paulo: GECES, 2012. Disponível em: http://geces.com.br/simposio/anais/anais-2012/Anais-010-021.pdf>. Acesso em: 8 ago. 2018.

SILVA, Margaret do Rosário Silva. Dificuldades enfrentadas pelos professores na educação inclusiva. 2011. vii, 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) -Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. Disponível em: http://bdm.unb.br/ bitstream/10483/2487/1/2011_MargaretRosarioSilva.pdf>. Acesso em: 13 ago 2018.

VEIGA, Márcia Moreira. A inclusão de crianças deficientes na Educação Infantil. In: Paidéia, jan. /Jul. 2005, ano V, n.4, p.169-193.
Publicado
2021-06-09