PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A necessidade da alfabetização para todos é uma meta perseguida desde o século XVI, com ações da Reforma Luterana e da Contra-Reforma Católica. Considerada como o ensino das habilidades de “codificação” e “decodificação”, a alfabetização foi transposta para a sala de aula no final do século XIX, por diferentes métodos de alfabetização. Com base nas pesquisas e estudos de Jean Piaget sobre a teoria do desenvolvimento, que Emília Ferreiro e Ana Teberosky desenvolveram estudos sobre a compreensão do processo de apropriação do conhecimento da aprendizagem da leitura e da escrita, o qual denominaram Psicogênese da Língua Escrita desenvolveu-se o objetivo principal desta pesquisa que é compreender como se desenvolvem as práticas pedagógicas de alfabetização e letramento e o processo de aprendizagem dos alunos, no primeiro ano do ensino fundamental, além de investigar a história das práticas pedagógicas de alfabetização e letramento. Trata-se de uma pesquisa básica qualitativa, com recorte transversal, tendo dados coletados por meio de observação e análise documental. Observou-se que o trabalho da professora está adequado às propostas de letramento e que auxilia a maioria dos alunos a se desenvolverem no processo escrita, entretanto, alguns alunos com dificuldades ficam para trás e não conseguem se alfabetizar.
Referências
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. 2ª Ed. São Paulo. Cortez, 1994.
FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1996.
FERREIRO, Emília. Com todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 26ª Ed. São Paulo. Cortez, 2011.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da Alfabetização. São Paulo, ed. UNESP; CONPED, 2000.
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