AVALIAÇÃO DA DIFICULDADE DE APREDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS DO 1° AO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EM PALMAS-TO

  • Lígia Alves Borges UFT
  • Rejane Alves Pinto Faculdade ITOP
  • Kyldes Batista Vicente Faculdade ITOP, Unitins

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos das séries iniciais e como os professores lidam com as dificuldades dos alunos. Para tanto, foi feito um estudo de caso, utilizando-se o método teste em cloze que é uma avaliação escrita e de múltipla escolha, por meio da qual analisa-se o grau de dificuldade do aluno com a escrita e a leitura e por consequência analisa-se como o professor lida com essa dificuldade. O processo de coleta de dados valeu-se do questionário, instrumento formulado com questões abertas e fechadas. Os resultados indicam que os professores conhecem o processo de aquisição da leitura e da escrita, e utilizam a metodologia adaptada à realidade dos alunos. Conclui-se que a leitura e a escrita são processos progressivos que merecem uma ação contínua do especialista e do professor para que, futuramente, integre a criança ao processo de formação do conhecimento.

Biografia do Autor

Lígia Alves Borges, UFT

Professora, pedagoga e licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Tocantins.

Publicado
2017-11-22
Seção
Artigos