O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

  • Rosilene Ericeira Mendes
  • Sonia Rocha Santos Sousa Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Palavras-chave: Ludicidade. Ensino de Matemática. Jogo de Dominó. Aprendizagem.

Resumo

A presente Investigação trata sobre O lúdico no ensino de matemática. Ao trabalhar o conteúdo das quatro operações fundamentais da matemática e fração através do jogo de dominó, o professor irá verificar se os alunos conseguirão realmente aprender. Sabe-se que ao manusear o jogo, seguindo as regras, eles poderão demonstrar seu conhecimento com a técnica utilizada. Neste sentido o objetivo geral da pesquisa é mostrar o lúdico no ensino da Matemática com a utilização do jogo de dominó para os alunos do 6° ano do Ensino fundamental, como objetivos específicos têm-se: Conhecer a ludicidade no ensino da Matemática; Explanar as quatro operações fundamentais (expressões numéricas) e frações; Mostrar a importância de estratégias na utilização do jogo de dominó;O procedimento metodológico adotado neste trabalho foia pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e sites. A fundamentação teórica foi pautada nos seguintes autores: Smole; Diniz; Milane (2007); os PCN’s do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano da disciplina de matemática, (BRASIL, 2001); Grando(2004); Alves (2001); entre outros.Nesta investigação foi mostrada a importância do lúdico no ensino de matemática do 6º ano no ensino fundamental, utilizando como recurso didático o jogo de dominó, dentre eles: o dominó da adição, o dominó da subtração, o dominó da multiplicação, o dominó da divisão, o dominó das expressões numéricas e dominó das frações.

Publicado
2020-11-17