RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA E A INTERVENÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA PREVENÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR

  • Dirciane dos Santos Melo Silva Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Faculdade– ITOP
  • Nerci Maria Rezende Carvalho do Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Faculdade– ITOP

Resumo

O Brasil vive um contexto em que o fracasso escolar configura-se como um grande problema a ser enfrentado pelo sistema educacional. Tal fracasso deve-se em grande parte a diversas fragilidades encontradas no ambiente escolar: número excessivo de alunos por turma, pouca qualificação profissional, práticas pedagógicas inadequadas, ausência da família na vida escolar dos filhos são apenas algumas das dificuldades encontradas hodiernamente, e, em decorrência disso estão os altos índices de repetência e evasão escolar. Considerando essas variáveis que influenciam nesse processo, este artigo tem como objetivo apresentar um diálogo a partir das possibilidades da psicopedagogia atuar como forma/contribuição de prevenção ao fracasso escolar, analisando a relação família/escola e como essa parceria poderá contribuir para a melhoria e o progresso na aprendizagem. Para tal, a partir de referenciais teóricos, buscou-se elementos históricos que pudessem contribuir para o entendimento e a compreensão de como vem se configurando, ao longo das décadas, a estrutura do fracasso escolar erefletir acerca das práticas pedagógicas adotadas na escola, as quais precisam ser revistas e redimensionadas, buscando minimizar este quadro e promover um ensino com mais qualidade.

Biografia do Autor

Nerci Maria Rezende Carvalho, do Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Faculdade– ITOP

Licenciatura em Pedagogia, Especialista em Gestão Escolar, Especialista em Gestão do Ensino, Professora de Graduação e Pós Graduação do Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Faculdade– ITOP, Palmas-TO. 

Publicado
2017-11-22
Seção
Artigos