A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Resumo
Essa pesquisa buscou demonstrar a importância da comunicação dentro das organizações, partindo da problemática de que quando as empresas não têm um sistema comunicativo eficaz ela também não apresenta efetividade no alcance dos objetivos organizacionais. Desse modo, buscou-se embasamento na concepção de Lacombe (2012/2017); Bueno (2003); Chiavenato (2006/2014); Marques (2018), dentre outros, que denotam a comunicação como um sistema aberto, que está continuamente em inovação, mas precisa manter uma base conceitual com foco nos resultados coletivos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com a revisão de literatura sobre o assunto, principalmente em bases de dados eletrônicos, como SCIELO e SPELL, além de obras visitadas na biblioteca da faculdade, em uma análise qualitativa. A pesquisa apresentou que as organizações vivem em um emaranhado de comunicações, portanto faz-se necessário o desenvolvimento de habilidades imprescindíveis como uma comunicação clara e objetiva, bem como a compreensão das diversas expressões, linguagens e canais comunicativos, no sentido de que sejam alcançados os objetivos da empresa. Como contribuições pode-se destacar a agregação de conhecimento sobre a temática, tanto para profissionais, quanto para empresários e gestores de pessoas e de empresas.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.