FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO FREIREANA

  • Ana Cristina G. Abreu Souza Universidade Federal de Alfenas-MG

Resumo

 Investigar o tema sobre formação de professores nos faz aproximar de diferentes temáticas, como, por exemplo, políticas públicas, valorização do magistério, prática pedagógica e qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, porém, neste artigo nosso objetivo é discutir a concepção de formação de professores sob a ótica do referencial teórico de Paulo Freire. Focalizamos as contribuições de Freire para pensarmos a formação de professores e o fortalecimento de profissionais autônomos, críticos e transformadores num contexto que valorize a prática pedagógica e a construção da experiência. Desenvolvemos a pesquisa bibliográfica que nos aponta para importantes contribuições da teoria de Paulo Freire voltadas para a reflexão da formação de professores. Evidenciaremos três categorias que emergem das obras freireanas: 1. Reflexão sobre a prática pedagógica; 2. Formação Permanente; 3. Saberes da Docência. Freire é uma bibliografia atual e nos pontua sobre o compromisso e a importância de avançarmos do estado da ingenuidade para o estado crítico em relação ao mundo em que interagimos, em um processo de formação que exige transformações e consciência crítica.

Biografia do Autor

Ana Cristina G. Abreu Souza, Universidade Federal de Alfenas-MG

Professora Adjunto IV na Universidade Federal de Alfenas MG no Instituto de Ciências Humanas e Letras. Pedagoga. É Pós Doutoranda pelo Programa Educação Currículo PUC SP. Doutora em Educação: Currículo pela PUC de SP. Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela PUC SP. Atua na Educação desde 1986, foi docente da Educação Básica, Orientadora, Coordenadora e Diretora Escolar, gerenciou processos de municipalização em Secretarias de Educação. Em 2015, 2016 foi Subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. No Ensino Superior atua desde 1999. É líder do Grupo de Pesquisa reconhecido pelo CNPQ FORMATIO: Processos na Formação e Profissionalidade Docente e atua na linha de pesquisa: Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional em processos iniciais e permanentes UNIFAL MG. É membro do Grupo de Pesquisa Esbrina - Universidade de Barcelona. É membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar PUC SP.Coordenadora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alfenas MG. Focaliza a docência, estudos, orientações e pesquisas nas áreas de Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Psicologia e Educação e Gestão Escolar. É consultora e palestrante, atua em projetos nacionais e internacionais.Professora Convidada - Pós Graduação Universidade Presbiteriana Mackenzie SP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0338399395432139 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0943-9362

Publicado
2020-06-28