AS ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM EM TEMPO DE MODERNIDADE LÍQUIDA
CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR.
Resumo
Este estudo surgiu a partir da vivência do tema “estratégias de ensinagem” em dois contextos universitárias diferentes. O primeiro, em sala de aula no mestrado profissional em educação, ofertado em uma Universidade Federal, na disciplina de Saberes Docentes e processos de ensinagem. E o segundo, em uma pós-graduação lato sensu em Docência Universitária, na disciplina de Didática II, oferecido em uma instituição particular. Na primeira situação localizo-me como mestranda. Enquanto que na segunda, me posiciono como professora. O objetivo deste trabalho constitue na tentativa de possibilitar a compreensão das estratégias de ensinagem como movimento dialético, fluído, contínuo e reflexivo em tempos de modernidade líquida contrariando as noções de enquadramento didático. A pergunta chave da pesquisa foi: qual a compreensão de estratégias de ensinagem que os acadêmicos de Docência Universitária carregam consigo e qual a contribuição que Lea Anastasiou nos possibilita compreender? A metodologia deste estudo é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos é uma pesquisa exploratória. Os procedimentos utilizados foram pesquisa bibliográfica e pesquisa campo com questionário na turma da disciplina de Didática II. Foi realizado uma revisão de literatura e em seguida análise de resultados das três questões abertas na perspectiva metodológica dos estudos culturais.
Referências
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