O SERVIÇO SOCIAL NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS À SAÚDE DOS USUÁRIOS COM DOENÇA RENAL CRÔNICA (DRC)
Resumo
O presente trabalho busca compreender a importância do Serviço Social na efetivação dos direitos a saúde dos usuários com doença renal crônica, ressaltando que a doença, impõe um grande desgaste e uma série de limitações que envolvem o biológico, psicológico e o social do paciente, pois neste contexto, a intervenção prática do assistente social se faz presente e necessária. Essa pesquisa é fundamentada no método critico dialético de Marx. Para realização deste trabalho foi utilizado como procedimento metodológico à pesquisa bibliográfica. O Serviço Social é muito importante para a melhoria das condições de vida do usuário com DRC, visto que o seu processo de adoecimento, as exigências do tratamento e as alterações em sua vida cotidiana, envolvem procedimentos relacionados a fatores sociais, que não são realizados por nenhum outro profissional de saúde, e sim pelo assistente social. Nesta perspectiva a pesquisa demonstrou que o Serviço Social produz impacto importante na complexidade do tratamento.
Este estudo faz parte da monografia do curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Miracema em 2019.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.