QUANDO MARKETING E PSICOLOGIA SE ENCONTRAM
UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DA FACULDADE ITOP
Resumo
O Marketing das organizações é uma importante atividade que vem sendo utilizada como fator diferencial dos serviços pelas instituições de ensino superior (IES) do Brasil. Esta pesquisa estudou as estratégias de Marketing utilizadas pela Faculdade ITOP, localizada na cidade de Palmas, Tocantins, no intuito de investigar sua eficácia, tomando como base o conhecimento, a percepção, a participação e a aprovação do corpo discente de cursos variados a respeito desse trabalho, bem como intentando apresentar propostas que possam contribuir com a sua melhoria. A metodologia aplicada para a realização desta pesquisa baseou-se em três etapas: uma primeira correspondendo a um levantamento bibliográfico sobre o tema, uma segunda exploratória através de entrevistas estruturadas e a terceira descritiva, baseada nas respostas obtidas dos questionários. Na pesquisa de campo constatou-se que a percepção, o conhecimento e a participação dos estudantes nas ações de Marketing da IES não são satisfatórios e que algumas mudanças precisam ser implantadas para que esse trabalho atinja seu público-alvo com maior amplitude, gerando benefícios para as partes organização e cliente, ao mesmo tempo que reforça a crescente importância da adoção do Marketing Educacional como fator influente das mudanças dos serviços de educação, ensino e pesquisa oferecidos pelas IES.
Referências
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2009.
CASAS, A. L. L., Marketing, Conceitos exercícios casos. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2006, 324p.
CASAS, A. L. L., Marketing de serviços. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2007, 257p.
CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Elsevier, 2010
CIALDINO, Robert. As Armas da Persuasão - Como Influenciar e Não Se Deixar Influenciar. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
CORRÊA, R. Planejamento de propaganda. 9. ed. São Paulo: Global, 2004.
FONTENELLE, Isleide Arruda. Psicologia e Marketing: da parceria à crítica. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro , v. 60, n. 2, p. 143-157, jun. 2008 . Disponível em
FREITAS, Ana Karina Miranda de. Psicodinâmica das cores em comunicação. In: Nucom. Limeira/SP - Ano 4, nº 12- De outubro à dezembro de 2007.
GUIMARAES, Leonídia Alfredo. Percurso neural da imagem para além das sombras. Rev. bras. Psicodrama, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 13-29, dez. 2012. Disponível em
KELLER, K. L.; KOTLER, P. Administração de Marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, P. KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Hall, 2006. 750p
MALANGA, Eugênio. Publicidade moderna. 4.ed. Lisboa, Portugal: Editorial Presença, 1995.
PEASE, Allan e PEASE, Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Rio de Janeiro: Sextante, 2005
Propaganda online movimenta US$10 bi nos EUA. Revista Info, Nova Iork, 05 out. 2007. Disponível em:
RABAÇA, C.A. e BARBOSA, G. Dicionário de comunicação. Rio de janeiro: Campus, 2001.
SANDMANN, A. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1999.
SANT’ANNA, A. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7.ed. São Paulo: Pioneira, 2005
WEIL, Pierre. O corpo fala. São Paulo: Vozes, 2001.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.