O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO: REFLEXÕES CURRICULARES DIANTE DO SANEAMENTO AMBIENTAL

  • João Luiz Albiero Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • José Damião Trindade Rocha Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Este estudo refere-se a reflexões curriculares no que tange ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na realidade tocantinense, envolvendo aspectos relacionados às questões sociais, políticas, culturais e ambientais regionais e urbanas. O estudo instiga a investigar as mudanças e impactos nos processos de desenvolvimento regional, causadas tanto pelas ações estatais quanto pelo protagonismo dos atores sociais. Igualmente, se destina a investigações que focam processos de formação de agenda e implementação de políticas públicas, a partir de uma abordagem de arquitetura e urbanismo visando à interdisciplinaridade. A temática envolve o desenvolvimento na perspectiva histórica: reflexões pertinentes a realidade brasileira, bem como algumas discussões acerca do desenvolvimento e o desenvolvimento regional e questões importantes para a realidade tocantinense e finalmente sobre a contribuição da arquitetura e urbanismo nas políticas públicas para o desenvolvimento regional do estado do Tocantins, trazendo a tona algumas reflexões curriculares diante do saneamento ambiental.

Biografia do Autor

João Luiz Albiero, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) em 1995; especializando do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação/UFBA, (2009). Mestre em Educação Brasileira/UFG, (2002). Pedagogo. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação UFT. Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Sócio da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped). Sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Associado da Rides (Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior). Membro do Comitê Técnico-Científico da UFT. Membro do Comitê Gestor Institucional da UFT para Formação Continuada de Professores. Membro do Fórum Permanente Estadual de Educação do Tocantins. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT (Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional). Ex Coordenador do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB/Capes na UFT (2012-2017). Ex Diretor de Tecnologias Educacionais DTE/Reitoria/UFT. (2012-2017). Ex-Docente do Programa Interdisciplinar em Práticas Jurisdicionais e Direitos Humanos da UFT. Ex-Coordenador do curso semestral de Pedagogia da UFT. Ex-Coordenador do curso modular de Pedagogia (PARFOR). É avaliador ad-hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e da Revista de Educação da Unemat. Consultor ad-hoc de projetos do MEC no SIGprojet. Consultor ad-hoc da UFFS - Campus de Realeza. É consultor-parecerista do Guia do Estudante da Editora Abril para os cursos de Pedagogia. Ex-Pesquisador do programa PROCAD UFT/Capes/UFG. Foi docente da Uepa, Unitins. Tem experiência como consultor, avaliador externo de ações, programas e projetos educacionais. Líder de grupo de pesquisa da plataforma Lattes/CNPq na área de Currículo. Sua atuação tem ênfase em Docência, Gestão e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias do Currículo; Currículo da Educação Infantil; Currículo do Ensino Fundamental; Currículo e intersecções com diversidade sexual e de gênero; Currículo na interzona das tecnologias digitais.

Referências

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Publicado
2019-06-24
Seção
Artigos