SEXUALIDADE, GÊNERO E DIVERSIDADE NA PERSPECTIVA ESCOLAR: EXCLUIR OU INCLUIR PARA EDUCAR?

  • Keylla Cristina Arruda Farias E.T.I Monsenhor Pedro Pereira Piagem
Palavras-chave: Currículo escolar. Gênero. Sexualidade. Construção discursiva. Educação. Diversidade sexual.

Resumo

O objetivo deste texto é de aprofundar as teorias referenciadas por autores que afirmam que a visão homogênea da identidade tem sido substituída por uma concepção heterogênea das pessoas, ou seja, a visão pós-moderna do mundo humano é altamente pluralista. E baseado nessa perspectiva, o espaço escolar é o ambiente apropriado para pautar prática discursiva sobre gênero, diversidade sexual e currículo. O letramento em sala de aula e a construção da identidade social são associados aos conhecimentos construídos na escola e tem como dever uma base ética no que diz respeito às nossas identidades sociais. Essa modificação e compreensão da concepção heterogênea da identidade social serve como prerrogativa para nos entendermos como seres subjetivos, fragmentados e construído em práticas discursivas situadas na história, na cultura e na instituição e cabe a escola se apropriar desses temas, incluindo todo o aparato linguístico e teórico em sua base curricular. Para tanto, se faz necessário questionar a ausência das temáticas referentes à orientação sexual, a gênero dentro da proposta curricular do ensino educacional. O processo de ensino e de aprendizagem que tem forte contribuição na formação do educando, enquanto cidadão, enquanto um ser ético, crítico e reflexivo se deve a uma educação pautada no compromisso com o respeito à diversidade e isso só é possível quando o professor, todo o aparato pedagógico e a equipe diretiva estão amparados e preparados através de um projeto curricular educacional.

Referências

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 (LDB nº 9394/96). Disponível em: . Acesso em: 04/ Mar./ 2021.

BRASIL. Projeto de Lei Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020. [2013a]. Disponível em: < https://www.camara.gov.br/sileg/integras/831421.pdf>. Acesso em: 10/Abr/.2021.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: 1° ao 5º, volume 10.1;10.2: Pluralidade cultural e Orientação Cultural. Brasília: MECSEF, 1998. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MECSEF, 1998 Disponível em: . Acesso em 13/Abr./2021

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: . Acesso em 22/Mar./2021

BEARZOTI, P. Sexualidade: um conceito psicanalítico freudiano. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, São Paulo, v. 52, n. 1, p. 113-117, mar. 1994. Disponível em: . Acesso em: 02/Abr. 2021.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: experiência vivida. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.

RUTHERFORD, Jonathan. Identity: Community, Culture, Difference. Universidade de Michigan: Lawrence & Wishart, 1990.

MOIZES, J. S; BUENO, S. M. V. Compreensão sobre sexualidade e sexo nas escolas segundo professores do ensino fundamental. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 44, n. 1, p. 205-2012, mar. 2010. Disponível em: .Acesso em: 09/abr. 2021..

NUNES, C. A. Desvendando a sexualidade. 5. ed. Campinas: Papirus, 1987.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1994.

MADUREIRA, A. F. A; BRANCO, A. M. C. U. A. As raízes histórico-culturais e afetivas do preconceito e a construção de uma cultura democrática na escola. In: BRANCO, A. M. C. U. A; OLIVEIRA, M. C. S. L (Orgs.). Diversidade e cultura da paz na escola: contribuições da perspectiva sociocultural. Porto Alegre: Mediação, 2012. p.125-155.

MOITA LOPES, Paulo da (2002). Identidades fragmentadas: a construção de raça, gênero e sexualidade
na sala de aula. Campinas, SP: Mercado de Letras. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade).

OLIVEIRA, A. S; KNÖNER, S. F. A construção do conceito de gênero: uma reflexão sob o prisma da psicologia. – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2005.

LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado. Pedagogias da sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

PEREIRA, Araújo Rubenilson de. Gênero, Diversidade sexual e Currículo: Práticas Discursivas e De (Não) Subjetivação no Ambiente Escolar. Rio de Janeiro 1ª Ed. Metanoia 2016.

SILVA, Tadeu Tomaz, Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais 2000, Petropólis Rio de Janeiro, Ed. Vozes.
Publicado
2022-02-17