PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, EDUCAÇÃO & POLÍTICA: ASPECTOS QUE SE ENTRELAÇAM

Palavras-chave: História. Educação. Deficiências. Política.

Resumo

O presente artigo objetivou estudar basicamente aspectos históricos de exclusão das pessoas com deficiências na educação a nível geral e nacional, até chegar à atualidade onde surge a PNEE – Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Para se produzir este estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica; de cunho qualitativo sob a abordagem epistemológica da PNEE (2008). O estudo baseou-se na análise de referenciais teóricos, utilizando como aporte de análise o cenário histórico-social para a relação sociedade-pessoa com deficiência, o surgimento em nosso país no  fim do séc. XIX, das primeiras instituições que marcaram de forma importante a história da educação especial, os aspectos que marcaram o princípio dessa história em nossa nação, dentre outros, fundamentados nos estudos de Salomão, Jesus e Palácios (2017), Januzzi (1992), Lehmkuhl (2011), Mendes (2010), Cunha (1988), Mantoan (1997) entre outros. Faz-se um percurso cronológico desde as sociedades mais primitivas, até a nossa em meados do séc. XIX, quando surgem as primeiras instituições de atendimento para as pessoas com deficiências, tudo isso objetivando entender como foi essa relação sociedade-pessoa com deficiência-exclusão da educação, no transcorrer da história. Como objetivo central de estudo, procurou-se evidenciar a relevância da educação inclusiva para o público do AEE, as reflexões sobre os meios que a escola pode adotar para se tornar mais inclusiva, e as válidas orientações que a atual política de educação especial traz para nortear esses processos.

Biografia do Autor

Matheus Dias Araújo Lemos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UFMA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3383197916733632 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1194-6312. E-mail: mda.lemos@discente.ufma.br

Publicado
2022-02-17