CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: OS SIGNIFICADOS E IMAGENS DE SER PROFESSOR

Palavras-chave: Formação, Profissionalidade, Ser Docente.

Resumo

Dialogar a respeito do constituir-se professore se faz importante nos dias atuais, de enfrentamento de desafios na profissão. O objetivo desse estudo foi analisar as contribuições da formação inicial de professores em exercício, para a constituição do ser docente. Realizamos uma pesquisa de abordagem prioritariamente qualitativa, e utilizamos procedimentos de revisão bibliográfica, de conceitos e grupo de discussão e entrevistas semiestruturadas com professores em exercício da profissão e em formação na graduação de Pedagogia npParofr/Uneb. Realizamos a pesquisa no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Programa Parfor, realizado no âmbito da Universidade do estado da Bahia-Uneb, com professores que atuam nos anos iniciais da educação básica e estavam em formação inicial. O referencial teórico utilizado fundamenta-se principalmente nas concepções de Sacristàn (1999), Roldão (1999, 2002, 2003), Morgado (2011), André e Placco (2007), Feldmann (2009 ) Flores, Nóvoa (1999), Brzezinsky (2014, 2019), dentre outros. O estudo demonstrou a importância da formação chegar até esses profissionais que estão inseridos no contexto da educação, assim como trouxe contribuições para a constituição de sua profissionalidade, através da relação de construção de conhecimentos em relação ao saber e ao fazer docente, em um contexto de saber e afeto.

 

Palavras-Chave: Formação, Profissionalidade, Ser Docente.

Biografia do Autor

Helga Porto Miranda, UNEB

Doutora em Educação: Currículo – PUC-SP, Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB-BA.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8671617760917547. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3609-4235

Marina Graziela Feldmann, PUC-SP

Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Currículo da PUC/SP. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar (CNpq). São Paulo, SP, Brasil. Orcid:, https://orcid.org/0000-0003-3008-2636E-mail: feldmnn@uol.com.br-  mgf@pucsp.br

Publicado
2022-02-17