PRINCIPAIS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL EM IES DE PALMAS-TO: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE
Resumo
A educação do século XXI já não é a mesma do século passado. Nos últimos anos o processo de ensino-aprendizagem mudou, seu foco hoje é centrado nos alunos, que em teoria podem ser protagonistas e ativos em seu papel discente. Por sua vez os professores, teoricamente, podem assumir um papel de mediadores do aprendizado, conduzindo o aluno a “aprender a aprender”. No ensino superior, os docentes precisaram se adaptar à nova demanda dos estudantes e adotar novos métodos e ferramentas didático-pedagógicos para auxiliar a formação técnica, crítica e social. Visto isso, o objetivo deste trabalho foi apontar quais os métodos de ensino utilizadas nos cursos de Engenharia Civil e Ambiental em Instituições de Ensino Superior na cidade de Palmas (TO) e verificar se os docentes estão adaptados ao processo de “aprender a aprender” e à Educação Tecnológica. A metodologia utilizada foi bibliográfica e de campo, de natureza quantitativa e qualitativa. Como resultado, observou-se que os métodos de ensino mais trabalhados são aprendizagem ativa e ensino híbrido, que os professores estão se atualizando tecnologicamente e que os melhores resultados são obtidos em aulas contextualizadas a partir das demandas discentes e fundamentadas no protagonismo acadêmico, em que teoria e prática se sustentam e se efetivam nas aulas dos professores.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.