PRINCIPAIS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL EM IES DE PALMAS-TO: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE

  • Luísa Reis de Sousa Tavares Faculdade ITOP
  • Ilda Neta Silva Almeida ITOP/UFT

Resumo

A educação do século XXI já não é a mesma do século passado. Nos últimos anos o processo de ensino-aprendizagem mudou, seu foco  hoje é centrado nos alunos, que em teoria podem ser protagonistas e ativos em seu papel discente. Por sua vez os professores, teoricamente, podem assumir um papel de mediadores do aprendizado, conduzindo o aluno a “aprender a aprender”. No ensino superior, os docentes precisaram se adaptar à nova demanda dos estudantes e adotar novos métodos e ferramentas didático-pedagógicos para auxiliar a formação técnica, crítica e social. Visto isso, o objetivo deste trabalho foi apontar quais os métodos de ensino utilizadas nos cursos de Engenharia Civil e Ambiental em Instituições de Ensino Superior na cidade de Palmas (TO) e verificar se os docentes estão adaptados ao processo de “aprender a aprender” e à Educação Tecnológica. A metodologia utilizada foi bibliográfica e de campo, de natureza quantitativa e qualitativa. Como  resultado, observou-se  que os métodos de ensino mais trabalhados são aprendizagem ativa e ensino híbrido, que os professores estão se atualizando tecnologicamente e que os melhores resultados são obtidos  em  aulas contextualizadas a partir das demandas discentes e fundamentadas no protagonismo acadêmico, em que teoria e prática se sustentam e se efetivam nas aulas dos professores.

Biografia do Autor

Luísa Reis de Sousa Tavares, Faculdade ITOP
Graduada em Engenharia Civil (pela UFT), Pós-graduada em Docência do Ensino Superior (pela Faculdade ITOP). Atualmente atua como Engenheira Civil autônoma.   Lattes:http://lattes.cnpq.br/3751006254115154   ORCID:https://orcid.org/0000-0002-4844-873
Ilda Neta Silva Almeida, ITOP/UFT

Mestranda em Educação -UFT (2017-2019) Pedagoga- Faculdade Aphonsiano(2006) Docência Universitária-Faculdade Araguaia (2008) Sociologia e educação Faculdade Aphonsiano (2009) professora da educação básica – Rede Estadual de Ensino do estado do Tocantins.SEDUC. Professora do curso de Pedagogia- Faculdade ITOP. ildaneta@hotmail.com

 

Publicado
2020-05-06