OS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS PELOS RECÉM-FORMADOS DE PEDAGOGIA NA BUSCA DO SEU PRIMEIRO EMPREGO: A FORMAÇÃO INICIAL NÃO É O SUFICIENTE
Resumo
Este estudo tem como objetivo mostrar e descrever quais são os obstáculos encontrados pelos recém-formados em Pedagogia na busca do primeiro emprego, uma vez que a formação inicial é somente o ponto de partida para a possibilidade de ingressar no Mercado de Trabalho Educacional. Para alcançar esse objetivo foi realizada revisão de literatura, assim como, aplicação de questionário estruturado com os recém-formados nos anos de 2018 e 2019/01 da Instituição de Ensino Superior (IES), situado em Palmas, no estado do Tocantins. Os resultados da pesquisa apontaram que os acadêmicos depois de formados enfrentam dificuldade para ingressar no mercado de trabalho e que somente a formação inicial não está sendo o suficiente para atender as primeiras exigências mercadológicas. Haja vista que, a prioridade se dá para os profissionais que já possuem experiência mesmo que pequena e em muitos casos também é pré-requisito a pós-graduação.
Referências
ESPOSITO. E, LIMA, M. estagiárias sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa. Trabalhos e Formação Profissional. Disponível em:
FONSECA JÚNIOR, W.C. Análise de conteúdo. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2006, p.280-315.
LIBÂNEO, José Carlos, Adeus professor, Adeus professora? - Novas exigências educacionais e profissão docente, ed. Cortez, São Paulo - SP, 2013.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo. Atlas, 2002.
GUIMARÃES, Célia Maria; et. Al. formação e profissão docente, ed. Junqueira Marin, Araraquara – SP, 2011.
Instituto de Pesquisa (IPSOS). IV Encontro Internacional de Reitores Universia, 2018. Disponível em: https://www.santander.com/. Acesso em:30/08/2019.
TORRES, Luciana. A Mercantilização da pós-graduação Lato sensu no Brasil, ed. Apprisltda, 1ª edição, 2017.
MARTINS, E. Manual para Trabalhos Acadêmicos. 200. Disponível em:
PORTAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programas e ações. Disponível em:
VIEIRA, Cristiane Ramos, FRANCISCO, Denise Arina, MEINHARDT, Moana, (org.), Trajetórias Formativas: Experiências Compartilhadas no Curso de Pedagogia, Rio Grande do Sul – RS, 2016.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.