EDITORIAL

Resumo

Discorrer sobre o tema proposto por este Dossiê é sem dúvida trazer à baila, discussões e questionamentos sobre Políticas Educacionais, Currículo e a Formação Docente e seus
desafios, nesses tempos de crise. Essas temáticas têm adquirido relevância e destaque nas últimas décadas em nosso país assumindo uma indiscutível centralidade nas discussões nos
campos educacionais.
Nessa direção foi proposto aos autores, uma reflexão sobre os fundamentos legais da Educação em diversos níveis das Políticas Educacionais, desde suas implicações na Formação
Docente, nas orientações curriculares e, por conseguinte, nas práticas educativas. Além disso, o papel do Estado e dos sistemas de ensino, nas políticas educacionais, a partir de um contexto
brasileiro e contemporâneo.

Biografia do Autor

Cassia Fabiane dos Santos Souza, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação. Possui graduação em Pedagogia e Pós Graduação Latu sensu em Formação de Orientadores Acadêmicos a Distância e Relações Raciais na Sociedade Brasileira pela Uniiversidade Federal de Mato Grosso. Nesta mesma instituição cursou o Mestrado em Educação na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso.

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia -UFMT, Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia - Faculdades Integradas Jacarepaguá - RJ, Mestrado em Educação pela UQAM - Universite du Quebéc à Montrèal - Canadá, Doutorado em Educação pela PUC-SP. Pós-doutorado na Universidade Católica de Santos - UNISANTOS
Docente do Departamento de Educação II - Área Educação Infantil, Formação de educadores e Psicologia da Educação.

Maria Eloisa da Silva, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutora em Educação, na linha de pesquisa em Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente, pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (2018). Mestre em Educação, na linha de pesquisa em Currículo, Formação de Professores e Práticas Escolares, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2012). Graduada em Letras pela Universidade de Ijuí - UNIJUÍ (1997). Professora Substituta da Universidade Federal de Pelotas - UFPel/Faculdade de Educação - Fae (2019 - Atual). Professora de Ensino Superior da Universidade de Cuiabá/UNIC ? Campus Sorriso/MT (2011 a 2013). Coordenadora do Ensino Fundamental II da Secretaria Municipal de Educação de Sorriso/MT (2009 a 2012). Professora Efetiva de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Sorriso/MT, nas Escolas Municipais Rui Barbosa e Jardim Bela Vista (2008/2013). Professora de Ensino Superior e Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Sorriso/MT (2005 a 2008). Professora de Ensino Superior na Faculdade Três de Maio ? SETREM/RS (1999-2001). Professora Alfabetizadora na Sociedade Educacional Três de Maio ? SETREM (1994 a 2001). Possui interesse de estudos e pesquisa em Redes de Influência (Consultorias) em Políticas Educacionais em Estados e Municípios do Brasil. Parcerias entre o Público e o Privado. Política de Currículo.

Publicado
2020-05-06