PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO E O FAZER PEDAGÓGICO

  • Cássia Fabiane Dos Santos Souza UFMT
  • Sandra Regina Geiss Lorensini
Palavras-chave: Planejamento; Avaliação; Trabalho Docente.

Resumo

Este artigo objetiva entender as implicações da organização do ensino na educação, pensar alternativas didáticas da educação infantil e anos iniciais. Apresenta discussões em torno do exercício do planejamento no espaço escolar, dando elementos ao futuro professor para compreender a complexidade deste fazer que se traduz em atividade quase que exclusiva do próprio fazer docente. Nossa intenção na produção deste artigo, poder-se-ia dizer, não ter a pretensão de trabalhar determinados conceitos em torno da organização do trabalho didático e planejamento, como algo passível de modelos. Buscamos levar até você, leitor, aspectos em torno do planejamento, para a construção de uma visão sobre o assunto, sempre tendo como referência que pensar em organizar o trabalho didático no espaço escolar, compreende tomada de decisão envolto de diferentes dimensões, a dimensão técnica, humana e político-social. Desejamos reflexões fecundas em torno do que está sendo abordado e que o mesmo contribua de maneira significativa para o processo de formação de todos. Essa discussão não se esgota na abordagem aqui apresentada. Conhecimentos são sempre passíveis de serem revistos e revisitados para sua melhor compreensão.

 

 

Publicado
2020-05-06