ASPECTOS ADMINISTRATIVO E PEDAGÓGICO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES

  • Ismael Lemes Vieira Júnior FACULDADE ALBERT EINSTEIN
Palavras-chave: Gestão Educacional, Prática Democrática, Novas Políticas Públicas.

Resumo

O presente artigo pretende investigar o equilíbrio entre a ação do Executivo Escolar sob o aspecto administrativo e pedagógico, trabalhando a responsabilidade social por uma gestão democrática, participativa. Nesse sentido, questiona-se: qual a importância da ação do executivo educacional no contexto da gestão democrática? Com isso, um de nossos objetivos é também demonstrar que a consciência e a prática democrática precisam ser exercidas dentro do contexto educacional, a fim de que toda sociedade possa saber colocar em prática sua cidadania de forma consciente, intervindo na realidade cruel em que vivemos no que se refere à educação e assim transformá-la. Este estudo se justifica, pois, a escola nos dias de hoje, sob o ponto de vista de sua estrutura e dinâmica organizacional, é uma herança das teorias clássicas de organização. A partir da análise de alguns trabalhos recentes (pesquisas realizadas na área de gestão educacional e empresarial), o estudo pretende trazer suporte teórico para uma reflexão sobre o tema de forma que seja possível ultrapassar o nível de entendimento sobre gestão como palavra recente que se incorpora ao ideário das novas políticas públicas em substituição ao termo administração escolar.

 

Biografia do Autor

Ismael Lemes Vieira Júnior, FACULDADE ALBERT EINSTEIN

Administrador de Empresas. Bacharel em Direito; Pós Graduado em Docência Universitária; Especialista em Sistema de Garantias dos Direitos Fundamentais de Criança e Adolescente - Visão Multidisciplinar; Pós Graduado em Marketing Educacional; Pós Graduado em Logística Empresarial; Especialista em Gestão de Pessoas; Mestre
em Ciências da Educação. 

Publicado
2020-05-06