DA REGULAÇÃO À FLEXIBILIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES DO SINAES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
O presente trabalho discute o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e analisa o distanciamento entre sua concepção, objetivos e atual formato. Traz como pano de fundo a magnitude do setor privado na educação superior brasileira e a falta de tradição universitária no país. Elaborado para integrar conceitos de avaliação educativa e regulação, o Sistema passou por mudanças tendo atualmente caráter flexível beirando o laissez-faire. Ainda que envolva sentidos regulatórios, a atual política de avaliação não tem impedido a proliferação de cursos com má qualidade e a ampliação indiscriminada de ensino à distância. O estudo fundamenta-se em revisão de literatura sobre avaliação educacional no âmbito da educação superior e sobre a legislação pertinente. A pesquisa busca apontar como, pouco a pouco, o SINAES desequilibrou-se face à proposta inicial devido às medidas de regulação, supervisão e flexibilização adotadas ao longo dos anos após sua implantação. Finalmente, o texto traz considerações acerca dessas mudanças e suas possíveis implicações para gestores, docentes e estudantes, especialmente no que se refere à formação de professores.
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