RELATOS DE FORMAÇÃO: UMA AUTOBIOGRAFIA DE UMA FORMADORA
Resumo
Refletir o processo formativo continuado vivido na constituição de saberes e experiências pelo programa federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, por meio da pesquisa autobiográfica, constitui-se o objetivo principal desse trabalho, no qual perspectivamos resgatar singularidades percebidas, das quais, atribuiu-se sentido ao itinerário vivido, e, a rememorização dessas histórias auxiliou na reflexividade sobre às práticas formativas. Para tanto, compactuamos com estudos de Marilda Gonçalves Dias Facci (2004), José Cerchi Fusari (1990), Eliseu Clementino de Sousa (2012), dentre outros, como fundamentadores no auxílio à reflexão teórico-prática narradas nesse trabalho, cujo o título “Relatos de Formação: uma autobiografia de uma formadora”, evidenciou experiências que se consolidaram no percurso formativo, fortalecendo aprendizagens com apropriação de saberes à prática pedagógica.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.