RELATOS DE FORMAÇÃO: UMA AUTOBIOGRAFIA DE UMA FORMADORA

Palavras-chave: Formação continuada, Autobiografia, Professoras.

Resumo

Refletir o processo formativo continuado vivido na constituição de saberes e experiências pelo programa federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, por meio da pesquisa autobiográfica, constitui-se o objetivo principal desse trabalho, no qual perspectivamos resgatar singularidades percebidas, das quais, atribuiu-se sentido ao itinerário vivido, e, a rememorização dessas histórias auxiliou na reflexividade sobre às práticas formativas. Para tanto, compactuamos com estudos de Marilda Gonçalves Dias Facci (2004), José Cerchi Fusari (1990), Eliseu Clementino de Sousa (2012), dentre outros, como fundamentadores no auxílio à reflexão teórico-prática narradas nesse trabalho, cujo o título “Relatos de Formação: uma autobiografia de uma formadora”, evidenciou experiências que se consolidaram no percurso formativo, fortalecendo aprendizagens com apropriação de saberes à prática pedagógica.

 

Biografia do Autor

Maria José de Melo Alvim Aguiar, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Pedagogia pela Universidade Centro de Ensino Superior do Maranhão (UNICEUMA);

Especializações Lato Senso em Coordenação Pedagógica e Docência em Educação Infantilpela Universidade Federal do Maranhão (AGEUFMA);

Mestrado em Gestão da Educação Básica pela  Universidade Federal do Maranhão (AGEUFMA);

Professora da Educação Infantil e Coordenadora Pedagógica pela rede municipal;

 

José Carlos de Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia -UFMT
Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia - Faculdades Integradas Jacarepaguá - RJ
Mestrado em Educação pela UQAM - Universite du Quebéc à Montrèal - Canadá
Doutorado em Educação pela PUC-SP.
Pós doutorado na Universidade Católica de Santos - UNISANTOS
Docente do Departamento de Educação II - Área Educação Infantil, Formação de educadores e Psicologia da Educação

Maria José Albuquerque Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1996),

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão. Área de conhecimento, Currículo, Didática, Estágio Supervisionado e Educação Infantil.

Publicado
2020-05-06