A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS POLÍTICAS PARA AS ESCOLAS EM SÃO LUÍS-MA (2002-2012)

Palavras-chave: formação continuada, políticas, educação infantil

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado e objetiva a análise das políticas de formação de professores nas escolas públicas municipais da cidade de São Luís-MA, com ênfase nas propostas de continuidade formativa no âmbito institucional. A pesquisa documental, realizada durante os anos de 2012 a 2014, revelaram a trajetória das políticas adotadas na Rede Municipal desde o ano de 2002, quando governos progressistas assumem a gestão da cidade e propõem renovações nas práticas de formação dos profissionais da educação. Desde políticas nacionais até politicas municipais, foi possível identificar o redimensionamento do processo formativo dos professores que atuam nas escolas públicas. Programas e atividades de inserção dos professores em propostas de compartilhamento de ideias e de experiências, possibilitaram ao pesquisador perceber as mudanças ocorridas na formação e nas atividades escolares. Autores como Fusari e Rios (1995), Gatti (2011), Nóvoa (1999), Linhares (2004) e Imbernon (2003) foram importantes nas discussões sobre formação de professores e formação continuada no âmbito da escola. Com os resultados, podemos constatar como as políticas desenvolvidas na Rede Municipal de São Luís, durante dez anos, promoveram mudanças significativas na formação dos profissionais da Educação Infantil, e que possibilitou um novo olhar sobre a instituição escola, agora como formadora de saberes docentes.

 

Biografia do Autor

Rosyane de Moraes Martins Dutra, UFMA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo na Linha de Pesquisa História da Educação: sujeitos, objetos e práticas. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Maranhão (2001), especialização em Gestão de Recursos Humanos pela FACAM (Rio de Janeiro/2005) e Mestrado em Educação/UFMA (jul/2014). É Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Brincadeiras - GEPIB/UFMA. É membro do grupo de Trabalho História da Infância e Juventude (ANPUH-BR) e da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Atualmente é professora assistente do Departamento de Educação I no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (Área de Educação Infantil). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância e o brincar, formação de professores, metodologia da educação infantil, estágio supervisionado, educação de crianças pequenas, currículo e história da infância.

Publicado
2020-05-06