Multidebates https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista <p>Registrar e divulgar as produções de ensino, pesquisa e extensão, bem como abrir um espaço institucionalizado para pesquisadores de outras instituições; propiciar espaço de divulgação de artigos produzidos por estudantes e professores da Faculdade ITOP e de outras instituições; divulgar e registrar as pesquisas realizadas pelos Grupos de Pesquisa por professores e estudantes; buscar um espaço interativo de registros e divulgações do ensino, da pesquisa e da extensão das atividades realizadas; registrar e divulgar produções científicas.</p> pt-BR <p><strong>Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.</strong></p> rev.multidebates@faculdadeitop.edu.br (Kyldes Batista Vicente) rev.multidebates@faculdadeitop.edu.br (Kyldes Batista Vicente) qui, 06 jun 2024 22:29:09 -0300 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EXPEDIENTE https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/798 <p>.</p> Kyldes Batista Vicente ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/798 qui, 06 jun 2024 20:25:51 -0300 EDITORIAL https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/794 <p>Em 2024 o Grupo de Estudos e Pesquisas GEPEID (Grupo de Estudos&nbsp;Pesquisas, Educação, Infância &amp; Docência completa 09 anos de existência, está&nbsp;vinculado ao NEIUFMA (Núcleo de Educação e Infância da Universidade Federal do&nbsp;Maranhão) e ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação&nbsp;Básica – PPGEEB. O NEIUFMA foi criado em 07 de julho de 2011, no I Seminário do&nbsp;Núcleo. Já no II Seminário do NEIUFMA (20 de março de 2015), ocorreu o lançamento&nbsp;dos Grupos de Estudos e Pesquisas, intitulados GEPEID, GEPAI e GEPEVI.<br>O referido Grupo de Estudos e Pesquisas (GEPEID) discute os processos de&nbsp;ensino e aprendizagem na Educação Infantil, a formação dos seus profissionais, a&nbsp;partir da perspectiva histórica, e, resgata a formação e atuação docente no Maranhão,&nbsp;desde a criação das primeiras escolas normais até os dias atuais e demais temas<br>contemporâneos ligados à Educação Infantil. Composto por estudantes de Graduação,&nbsp;Pós-graduação, docentes da educação Básica, ao longo desses 09 anos o grupo tem&nbsp;imergido no universo da Infância e da Educação Infantil, estudando, debatendo,&nbsp;produzindo conhecimento sobre essa etapa da educação básica, contribuindo com o&nbsp;debate nacional e especialmente regional da temática em tela.<br>Nesta edição especial, apresentamos escritos dos seus membros&nbsp;desenvolvidos durante o ano de 2023, através da pesquisa de intervenção, que traz a&nbsp;baila seus resultados em formato de artigos.&nbsp;Assim, desejamos aos leitores dessa edição especial uma profícua e prazerosa&nbsp;leitura.</p> José Carlos de Melo ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/794 qui, 06 jun 2024 20:08:35 -0300 PENSAR O CURRÍCULO: POSSIBILIDADES PARA ESPAÇOS E MUSICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/754 <p>Este artigo versa sobre como pensar em currículo através de espaços criativos e da musicalização para crianças pequenas. Ao pesquisar surgiram o seguinte questionamento: como os educadores estão pensando o espaço e a musicalização de crianças pequenas à luz do currículo nos tempos de hoje? Baseado nisso, podemos dizer que o objetivo era investigar o que falam alguns autores sobre o espaço e a musicalização para crianças pequenas. Para responder a esse objetivo, utilizou-se a abordagem qualitativa, com estudo bibliográfico e de campo. O artigo baseia-se nas pesquisas de autores como: Lima (2001), Marquezan, Melo, Rodrigues, Noal (2001), Bréscia (2003) e outros. Fundamentou-se, também, nos marcos legais que compõem a legislação educacional brasileira, a saber: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e outros. A população-alvo foram os educadores de uma escola municipal de São Luís do Maranhão. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, que foram realizadas com cinco educadoras da instituição. Vale ressaltar que a música está inserida em diversos espaços educacionais e a musicalização tem contribuído para o desenvolvimento de diversas habilidades de crianças pequenas.</p> <p>&nbsp;</p> Aline Serra de Jesus, Sergio Ricardo Galvão de Carvalho, José Carlos de Melo ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/754 qui, 06 jun 2024 19:44:21 -0300 BRINCADEIRAS INDÍGENAS: VOLTANDO ÀS NOSSAS ORIGENS https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/795 <p>A reflexão a respeito do binômio “Infâncias e Crianças”, possibilita examinar uma diversidade de práticas culturais vivenciadas por bebês, meninos e meninas de diferentes tempos e espaços. É neste contexto que apresentamos o escrito em tela, cujo objetivo principal foi sistematizar um estudo introdutório de perspectiva histórica, a respeito das brincadeiras indígenas e suas repercussões nas áreas urbanas. Os recursos metodológicos que propiciaram a sua produção foram a pesquisa documental , (auto)biográfica, em interface com a pesquisa bibliográfica. Foi possível observar que muitos brinquedos como o pião, peteca, corrupio e chocalho, instrumentos de diferentes brincadeiras presentes nas infâncias de crianças que moram nas cidades brasileiras tem possível origem nas aldeias indígenas. O conhecimento sobre esta temática é relevante para o campo dos estudos desenvolvidos pelas Pedagogias Interculturais, pela história dos brinquedos, bem como para a discussão mobilizada pela Lei 11.648/2008, normativa que tornou obrigatório a inclusão de estudo da História e culturas indígenas no currículo escolar.</p> Josélia Gomes Neves ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/795 qui, 06 jun 2024 20:07:32 -0300 AS AÇÕES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS PELO GRUPO DE PESQUISA GEPEID https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/796 <p>Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as ações de intervenção pedagógicas voltadas para a Educação Infantil presentes nas dissertações de mestrados dos membros do grupo GEPEID. A pesquisa foi realizada no banco de teses e dissertação da biblioteca digital da Universidade Federal do Maranhão-UFMA e está ancorada nos documentos legais que regem esta etapa de educação no país, a exemplo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC , e também com base em autores como Oliveira(2010), Tenreiro e Kosciuretsko (2017), Imbernón (2011), Campos (2002), Andrade (2010), Kuhlmann Jr. (2010), dentre outros. A pesquisa caracteriza-se como exploratória com uma abordagem qualitativa. Em relação aos procedimentos, realizou-se uma pesquisa do tipo Estado da Arte. As análises dos dados demonstram que as ações de intervenção pedagógicas, presentes nas dissertações, trouxeram resultados positivos, pois permitiram que as crianças desenvolvessem diferentes habilidades, como: motoras, percepção auditiva e visual, memória musical, criatividade etc. As vivências lúdicas eram sempre repletas de muito aprendizado e afeto. A formação continuada constituiu-se importante no processo de intervenção, porque gerou nas educadoras reflexões que lhes permitiram ressignificar suas práticas e buscarem novos conhecimentos.</p> Francinete Oliveira Colins ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/796 sáb, 08 jun 2024 10:16:42 -0300 AS PARTICIPAÇÕES E AS EXPRESSÕES DAS CULTURAS INFANTIS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ÊNFASE NAS PRÁTICAS LÚDICAS https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/797 <p>O artigo inicia uma discussão acerca das participações e expressões das culturas infantis no primeiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa de intervenção pedagógica, objetivou compreender de que maneira as práticas lúdicas podem contribuir na formação social e integral de crianças com a faixa etária de 6 anos, pertencentes a Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís - MA. Os dados revelados apoiaram-se metodologicamente nas narrativas docentes, por meio de entrevistas, bem como na observação da rotina docente com os estudantes em diversos espaços da escola. Mediante as vivências em campo, diálogo e compreensão dos relatos, pode-se inferir que os docentes estão possibilitando participações e expressões para o desenvolvimento da cultura infantil. Contudo recomenda-se que acrescentem e ampliem (mais) brincadeiras populares com experiências advindas das infâncias e crianças pertencentes a turma do 1º ano, para que elas continuem sendo respeitadas e valorizadas enquanto sujeito histórico e de direito.</p> Ione da Silva Guterres ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/797 qui, 06 jun 2024 20:24:12 -0300 O DIREITO DE BRINCAR É MEU E NÃO ABRO MÃO: REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/799 <p>Este estudo apresenta os desdobramentos de uma pesquisa conduzida em uma escola infantil da rede municipal de São Luís, MA, centrada na análise da compreensão dos educadores da Educação Infantil acerca da relevância do brincar. Os objetivos primordiais envolveram a investigação do entendimento dos educadores sobre o direito de brincar na Educação Infantil, assim como a análise das práticas relacionadas a essa atividade. A metodologia adotada compreendeu na coleta de opiniões de educadores e pais das crianças, aliada a observações não participantes no contexto escolar infantil. Esta abordagem mista combinou aspectos qualitativos e quantitativos, permitindo explorar tanto as percepções e experiências dos participantes quanto quantificar algumas variáveis pertinentes ao estudo. A coleta qualitativa foi realizada por meio de entrevistas e observações, enquanto a coleta quantitativa envolveu questionários estruturados. Os resultados destacaram a valorização verbal do brincar por parte dos educadores, contrastando com sua aplicação limitada no espaço educativo. A restrição do brincar foi associada à rotina institucionalizada da instituição. No entanto, os educadores demonstraram interesse em repensar suas práticas, visando uma nova abordagem sobre a infância e a educação infantil. Concluiu-se que, apesar dos desafios enfrentados, é vital que os educandos planejem e participem ativamente das atividades lúdicas para contribuir para o desenvolvimento integral das crianças.</p> <p>&nbsp;</p> Rita Maria Sousa Franco ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/799 qui, 06 jun 2024 20:30:59 -0300 TIRA, PÕE, DEIXA FICAR, GUERREIROS COM GUERREIROS FAZEM ZIGUE-ZIGUE-ZÁ: A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL IREMOS DIVULGAR https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/800 <p class="P" style="text-indent: 0cm; line-height: normal;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">O artigo “Tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá: A literatura afro-brasileira na Educação Infantil iremos divulgar” surge a partir do desafio proposto ao Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância &amp; Docência – GEPEID/UFMA, coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos de Melo, com vistas a trazer reflexões a partir da Pesquisa do tipo Intervenção, no campo da Educação Infantil. Neste, a literatura afroinfantil, que se configurou como objeto de estudo por ser uma vivência literária considerada essencial à Educação Infantil, será analisada a partir das educadoras de infância de uma instituição localizada na zona rural de São Luís do Maranhão. Parte-se, então, da seguinte questão norteadora: as educadoras dessa instituição de educação infantil têm mediado vivências com a literatura infantil de origem afro-brasileira, compartilhando em suas práticas pedagógicas a reflexão acerca da abordagem das relações étnico-raciais e proporcionando o desenvolvimento da Primeira Infância Antirracista? Dessa forma, discute-se acerca da realidade apresentada e das possibilidades de intervenção nesse contexto.</span></p> Joselma Santos Viana ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/800 qui, 06 jun 2024 20:35:50 -0300 A NATUREZA DO BRINCAR: EXPERIÊNCIAS DO BRINCAR A PARTIR DE ELEMENTOS NATURAIS https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/801 <p>O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de intervenção que teve como objetivo principal explorar a conexão entre elementos da natureza e as vivências das crianças na educação infantil. O estudo buscou ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças por meio do contato com elementos naturais, visando diversificar e consolidar novas aprendizagens. Os objetivos específicos incluíram vivenciar a utilização de elementos naturais para a construção de saberes, conhecer os elementos naturais na escola e promover experiências em múltiplas linguagens. O projeto surgiu a partir da observação das interações das crianças com elementos naturais durante o intervalo escolar, o que inspirou a criação de propostas pedagógicas intencionais envolvendo esses materiais. A intervenção foi realizada com crianças de cinco anos matriculadas na pré-escola, e as atividades foram planejadas de forma a estimular o protagonismo infantil e promover experiências significativas de aprendizagem. A pesquisa destacou a importância do brincar e da conexão com a natureza no desenvolvimento infantil, ressaltando a necessidade de repensar práticas pedagógicas e valorizar os espaços educativos como ambientes de aprendizagem integrados com o meio ambiente. A partir dessas reflexões, espera-se que a pesquisa possa contribuir para a promoção de uma educação infantil mais enriquecedora, sustentável e alinhada às diretrizes curriculares nacionais.</p> Giullia Cristina Mulato Venancio ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/801 qui, 06 jun 2024 20:41:00 -0300 BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS CANTADAS E NARRATIVAS INFANTIS https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/802 <p>O artigo aborda sobre a importância dos brinquedos e brincadeiras cantadas na Educação Infantil, destacando o papel crucial da música para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, estimulando habilidades como motora progressiva, percepção auditiva e expressão criativa. Além disso, ressalta a importância de um ambiente educacional rico em estímulos sonoros, que favorece a experimentação e a descoberta por parte das crianças. Apresenta as análises de&nbsp; como ocorrem os momentos com os brinquedos e brincadeiras cantadas com e por meio das crianças, compreendendo as suas percepções, o que aprendem com tais brincadeiras e o que sentem por meio de suas narrativas (audíveis ou silenciosas) Trata-se de uma pesquisa de intervenção e foi fundamentada em autores como Vygotsky (2002), Nunes (2002), Brito (2003),&nbsp; Ariès (1981), Montaginini (2013), Fernandez (2001), Brougère (1998), e em documentos oficiais do MEC&nbsp; como DCNEI (2009) e a BNCC (2017). Os dados gerados sinalizaram que o brincar em suas diversas formas é de suma importância na vida das crianças, pois enquanto brincam criam, reproduzem culturas, interagem e se sentem felizes.</p> Kátia Regina dos Santos Castro ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/802 qui, 06 jun 2024 20:47:46 -0300 BRINCANDO & APRENDENDO: A RELAÇÃO ENTRE O LÚDICO E A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/803 <p>O presente artigo, tem por objetivo apresentar a pesquisa sobre BRINCANDO E APRENDENDO: A relação entre o lúdico e a linguagem escrita na Educação Infantil. E tem como objetivo geral compreender os sentidos atribuídos pelas crianças da pré-escola à linguagem escrita. De forma mais específica, objetiva-se: verificar se a Instituição de Educação Infantil oferece contextos e experiências com a linguagem a escrita para a pré-escola; identificar como as crianças interagem com os objetos da cultura escrita. O tema proposto coloca em evidência o fato de que a criança tende a desenvolver suas habilidades quando vivência atividades lúdicas no seu cotidiano escolar. É nesse contexto de práticas significativas que este estudo enfatizou o lúdico como elemento fundamental para tornar o processo de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil mais prazeroso e estimulante para as crianças.</p> Tyciana Vasconcelos Batalha ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/803 qui, 06 jun 2024 00:00:00 -0300 A SACOLA VIAJANTE: A CIRCULAÇÃO DE LIVROS LITERÁRIOS ESTREITANDO OS LAÇOS POR MEIO DAS NARRATIVAS ENTRE AS CRIANÇAS, AS FAMÍLIAS E UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/804 <p>A investigação intitulada <em>“A SACOLA VIAJANTE: a circulação de livros literários estreitando os laços por meio das narrativas entre as crianças, as famílias e a instituição de Educação Infantil”</em> têm por objetivo ampliar o horizonte de leitura literária na instituição de ensino, entre os adultos (famílias) e as crianças, no sentido de promover o envolvimento da criança e sua família com a leitura. Com os específicos pretende-se incentivar a participação das famílias e das crianças nas rodas de conversas e vivências literárias na instituição de ensino; proporcionar às crianças e as famílias narrar as experiências vividas no momento da leitura do livro escolhido com sua família. Como aporte teórico-metodológico apoia-se em Minayo (2004); as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (2010); A Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2017); QUEIROS, (2012); BORTOLONZA e FREIRE (2018); REYES, (2010) e tantos outros. O recorte investigativo adota a abordagem qualitativa, tendo em vista a mediação de momentos de sessões de leituras e apresentações pelas famílias dos livros lidos. Os resultados verificados decorrem de práticas de leitura vivenciadas em escola campo, especialmente, na Unidade Educação Básica Mário Pereira Infantil, na Vila Sarney/São Luís/MA, com crianças e as famílias.</p> Maria da Conceição de Sousa de Castro ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/804 qui, 06 jun 2024 21:03:48 -0300 AS NÃO CRIANÇAS: ANÁLISE DA DESCONSTRUÇÃO DA INFÂNCIA, DA CRIANÇA E DO BRINCAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/805 <p>A educação de crianças no Brasil ocorre ao longo das duas primeiras etapas da Educação Básica, sendo elas a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A saída da criança da Educação Infantil e seu ingresso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental são marcados por um período de transição. Geralmente, ao longo desse período de transição, ocorre o processo de desconstrução da infância, da criança e do brincar. O presente artigo tem como objetivo analisar quais conceitos de criança, infância e brincar estão presentes nas práticas dos educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e os impactos desses conceitos ao longo do processo de transição, bem como suas interferências na relação de educador e crianças, utilizando as pesquisas bibliográfica e de campo. Os resultados analisados revelaram que os conceitos presentes nas práticas dos educadores dos anos iniciais influenciam na organização e execução da práxis docente e, consequentemente, na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Assim, as práticas e os conceitos de criança, infância e brincar da Educação Infantil devem ter continuidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para potencializar a aprendizagem, desenvolvimento, vivências e experiências das crianças no Ensino Fundamental.</p> Tatiara Rodrigues Costa ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/805 qui, 06 jun 2024 21:09:30 -0300 O ENCANTAMENTO PELA DESCOBERTA DA LEITURA: UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NA U.E.B DOM JOSÉ MEDEIROS DELGADO https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/806 <p>O processo da aprendizagem da leitura e da escrita, geralmente, no âmbito escolar é estruturado apenas na decodificação de signos linguísticos, acabando por tornar uma ação mecanizada e sem o encantamento necessário para despertar na criança a vontade de aprender a ler. Nesse contexto, a professora e o professor desenvolvem atividades que não contemplam os saberes próprios do universo infantil. Dessa forma, acreditamos na necessidade do processo de letramento para alunos do 2 ano do Ensino Fundamental esteja pautado na cultura da criança, em suas vivências e experiências. Esta pesquisa apresenta o relato de experiência realizada com alunos do 2 ano da UEB Dom José Delgado, o procedimento metodológico do tipo de pesquisa intervenção pedagógica, na escola supracitada, foi realizada uma roda de conversa com os alunos e professora da sala para apresentar a proposta da pesquisa e a solicitação para participar desta. As atividades desenvolvidas tiveram o caráter lúdico, que oportunizam situações de leitura e escrita dinâmicas e enriquecedoras, tendo em vista, que crianças sentiram-se acolhidas e incentivadas durante toda metodologia desenvolvida.</p> Dejane Figueiredo Barros ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/806 qui, 06 jun 2024 21:14:36 -0300 A ROTINA E O ACOLHIMENTO COMO AÇÕES D E PERTENCIMENTO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BREVE RELATO A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/807 <p>O presente artigo, tem por objetivo apresentar a pesquisa sobre o pertencimento da criança na Educação Infantil a partir das investigações sobre a maneira com que as educadoras organizam a acolhida e a rotina das crianças no ambiente educacional. A temática surge das experiências vivenciadas nos estágios curriculares e não curriculares, das minhas inquietações como graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e por participar do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância &amp; Docência – GEPEID. Esse estudo buscou compreender como o sentimento de pertencimento pode ser construído diariamente no cotidiano educativo, através da rotina e do acolhimento. Por meio de análises e da convivência das crianças na Educação infantil, se demonstram o sentimento de pertencimento no grupo. Observar os espaços educativos, percebendo se a criança cria vínculo com a educadora, se encanta com o espaço, materiais e se estabelece relações com as outras crianças.</p> Benedita Maria Azevedo Martins ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/807 qui, 06 jun 2024 21:22:49 -0300 FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS - MA https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/808 <p>Este trabalho apresenta uma análise do processo de formação continuada em serviço na educação infantil de uma escola pública do município de São Luís do Maranhão. Desse modo, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com levantamento teórico sobre o assunto aliado à ida ao campo, caracterizando-a, também, como bibliográfica e pesquisa de campo. Assim, foram entrevistadas as profissionais da educação, a coordenadora pedagógica e seis professoras, as quais descreveram como ocorre a formação continuada na escola, individualmente e em coletividade. Destaca-se, a importância da formação continuada em serviço, do pensar e repensar sobre a prática docente para que seja possível proporcionar uma educação que atenda as especificidades da infância.</p> Marcela dos Santos Fonseca ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/808 qui, 06 jun 2024 21:27:48 -0300 A TRANSIÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE SOBRE METAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS POTENTES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS GESTORES ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO – MA https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/809 <p>Diversos contextos devem ser considerados na transição de crianças pequenas advindas da Educação Infantil para as séries iniciais do Ensino Fundamental. É notório a preocupação de educadores e famílias, principalmente por envolver um processo de escolarização típico nessa etapa: a alfabetização. Em contrapartida, há desejos de se registrar memórias dessa transição, seja por diálogos com as crianças pequenas sobre mudanças da etapa educativa, seja por organização de eventos culturalmente realizados como festa de formatura para consagrar a saída delas da Educação Infantil. É neste viés que esta pesquisa versa por investigar, a partir das perspectivas dos gestores escolares da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental do município de São Bernardo - MA, como se dá a transição das crianças pequenas nessas etapas e propor metas potentes para desmistificar o processo de escolarização e romper ações descontínuas e que tais metas sejam alinhadas à ideia de continuidade e equilíbrio de ações pedagógicas, como consagram os principais documentos oficiais. Para a consecução deste estudo, explanou-se como arcabouço teórico a Psicologia Histórico-Cultural para situar o desenvolvimento infantil, a teoria da atividade para conhecer as potencialidades das crianças pequenas na fase em que se dá a transição, releituras de ensaios teóricos que regram sobre o processo transitório e a construção de um plano interventivo criado pelos gestores escolares descrevendo metas para práticas pedagógicas potentes que podem ser organizadas pela rede de ensino proporcionando uma transição ininterrupta das crianças pequenas da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental.</p> <p>&nbsp;</p> Gisele Meireles Mendes ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/809 qui, 06 jun 2024 21:31:51 -0300 CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA ASSEGURAR O DIREITO À EDUCAÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO EXPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/810 <p>O presente artigo versa sobre a proposta do Projeto de Intervenção Pedagógica para o Estudante com Transtorno do Espectro Autista (PROJETEA) para a inclusão e promoção de aprendizagens de crianças com Transtorno do Espectro Autista em instituições educativas da rede pública de ensino do município de São Luís, Maranhão. Para tanto, apresenta uma breve histórico da evolução da concepção do autismo seguida da explicitação da organização, funcionamento e objetivos do referido projeto. Para atender a esta finalidade o mesmo está ancorado em uma revisão de literatura e uma análise documental. A partir desta pesquisa considerasse que a intervenção assertiva junto a criança com TEA desde a primeira infância tem se revelado de suma importância para a promoção do desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o processo de adaptação desta criança tanto a rotina escolar quanto a vida em sociedade. Ao mesmo tempo faz emergir a necessidade de que pesquisas futuras venham a apresentar as repercussões das ações desenvolvidas pelo PROJETEA.</p> Mary Luiza Silva Carvalho Vila Nova ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/810 qui, 06 jun 2024 21:35:45 -0300 A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS: UMA ABORDAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/811 <p>Este artigo visa apresentar resultados preliminares de uma pesquisa que se encontra em desenvolvimento que é de extrema relevância para o campo da educação inclusiva, especialmente no contexto da Educação infantil. Buscamos compreender as diferentes formas como as crianças público-alvo da educação especial brincam na educação infantil, procurando com elas identificar como se dão esses processos, que viessem explicitar a relação entre a brincadeira e a aprendizagem. Utilizamos como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que destaca o brincar como fundamental para a aprendizagem, com o olhar voltado a promoção da educação inclusiva através das interações e brincadeiras. Realizada em uma instituição de Educação Infantil, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa utilizando observações participativas, entrevistas e análises de documentos para trazermos as experiências vivenciadas e as perspectivas das educadoras, crianças e familiares envolvidos. Através dos resultados obtidos destacamos a importância do brincar inclusivo, valorizando e integrando o brincar como uma prática pedagogia essencial na Educação Infantil especialmente para as crianças com necessidades especiais.</p> Agda Cassia Mulato Venancio ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/811 qui, 06 jun 2024 21:39:25 -0300 DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/812 <p>O presente artigo é parte de uma pesquisa realizada ano 2023, na escola onde trabalho, sobre o desenvolvimento infantil na pré-escola com foco nas crianças que não apresentam um laudo, mas são tratadas pela família como uma criança com deficiência. O interesse em pesquisar o desenvolvimento das crianças com deficiência <em>sem laudo</em> é um desafio para os profissionais da educação em geral, principalmente na educação infantil. A pesquisa em questão trata-se de experiência vivenciado por professoras da educação infantil na cidade de São José de Ribamar - MA. “O relato de experiência é um tipo de produção de conhecimento, cujo texto trata de uma vivência acadêmica e/ou profissional em um dos pilares da formação universitária (ensino, pesquisa e extensão), cuja característica principal é a descrição da intervenção” (Mussi, Flores &amp; Almeida, 2021, p.65). A pesquisa relata a dificuldade de educadoras de crianças pequenas frente a uma criança taxada pelos pais com Transtorno do Espectro Autista – TEA, e outras deficiências aparentes.</p> Nelcir Francisca da Silva ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/812 qui, 06 jun 2024 21:43:13 -0300 A IMPORTÂNCIA DOS EPI’S NA CONSTRUÇÃO CIVIL LEVANTAMENTO DOS DESAFIOS ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO EMPRESA-EMPREGADO https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/709 <p>A indústria da construção é responsável por muitos acidentes e mortes no local de trabalho, devido à natureza física extenuante do setor. Os trabalhadores estão expostos a uma variedade de riscos, como lesões causadas por movimentos repetitivos, quedas, exposição a ruído excessivo, cortes, doenças de pele e outros fatores que contribuem significativamente para um aumento no risco de acidentes de trabalho. Mesmo que existem inúmeros perigos relacionados ao ambiente de trabalho, o não uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ainda é considerado um dos principais motivos que intensificam a seriedade dos acidentes laborais. Diante desse cenário, quais os desafios e as barreiras enfrentados pelos trabalhadores e pelas empresas na implementação efetiva do uso dos EPIs na construção civil? Para dirimir tal questionamento, o estudo tem por objetivo geral analisar a importância da utilização dos EPI’s (equipamentos de proteção individual) na construção civil. Através da realização deste trabalho, conclui-se que os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) desempenham um papel fundamental na indústria da construção civil, garantindo a segurança e a saúde dos trabalhadores com base na questão norteadora acerca dos desafios e as barreiras enfrentados pelos trabalhadores e pelas empresas na implementação efetiva do uso dos EPIs na construção civil, ficou evidenciado que tanto as empresas quanto os empregados reconhecem a importância dos EPIs e sua necessidade para prevenir acidentes e doenças ocupacionais. No entanto, também identifiquei alguns desafios na implementação e utilização adequada desses equipamentos.</p> Maria Eduarda de Sousa Lima, Brenda Victoria Rodrigues ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/709 qui, 06 jun 2024 21:49:21 -0300 IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/690 <p>&nbsp;As águas subterrâneas desempenham um papel crucial nos sistemas naturais e na economia global. Essas águas são fundamentais para garantir o fornecimento de água com qualidade, a irrigação de culturas, a preservação da vida selvagem local e para servir como um símbolo de beleza. Elas são utilizadas em todo o mundo para a irrigação, rega e abastecimento de água doméstica. O aquífero é um dos principais recursos naturais do nosso planeta e seu equilíbrio é frequentemente prejudicado pelos processos de poluição. Com o aumento da poluição das águas subterrâneas, torna-se imperativo implementar medidas eficazes para a sua proteção. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho é analisar os impactos da construção civil nas águas subterrâneas por meio de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Os estudos destacam a importância crítica das águas subterrâneas na construção civil, evidenciando seus efeitos negativos e sublinhando a urgência de estratégias de monitoramento, reciclagem de resíduos e práticas ambientalmente sustentáveis para preservar a qualidade dessas águas e reduzir os impactos adversos da atividade construtiva. As considerações finais ressaltam a relevância da pesquisa, enfatizando a escassez de estudos na engenharia civil sobre a preservação ambiental e oferecendo um ponto de partida para futuras investigações sobre os efeitos da construção nas águas subterrâneas.</p> Geyse Resplandes da Luz, Brenda Victoria Rodrigues ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/690 qui, 06 jun 2024 21:52:04 -0300 ANÁLISE DA DESTINAÇÃO E DISPOSIÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/706 <p id="docs-internal-guid-bc4da133-7fff-38ea-5f0a-a0c05e2dea83" dir="ltr" style="line-height: 1.3199999999999998; text-align: justify; margin-top: 0.0pt; margin-bottom: 0.0pt;"><span style="font-size: 10pt; font-family: 'Times New Roman', serif; background-color: transparent; font-variant-numeric: normal; font-variant-east-asian: normal; font-variant-alternates: normal; vertical-align: baseline; white-space-collapse: preserve;">O presente trabalho traz como assunto principal a destinação e disposição final dos resíduos da construção civil no município de Palmas- TO, analisando o gerenciamento desses resíduos através de uma usina de reciclagem como resposta à necessidade de lidar com os RCC de forma mais sustentável. Essa usina é projetada para receber e processar esses resíduos. No entanto, observa-se que ainda há descarte de RCC de maneira inadequada, como em áreas de bota-fora ou terrenos baldios, o que representa um problema futuro. Aos grandes geradores de RCC, como empresas de construção, deveriam elaborar planos de gestão que incluam a redução, reutilização e reciclagem desses resíduos. Além disso, destaca a necessidade de políticas de conscientização por parte das autoridades municipais para informar a população sobre a usina de reciclagem instalada na cidade e incentivar práticas mais sustentáveis de gestão de RCC, visando à minimização dos impactos ambientais.</span></p> Cristiélen Rodrigues Caitano ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/706 qui, 06 jun 2024 22:09:56 -0300 PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO DOS EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID 19 SOBRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/813 <p>Diante da gravidade da COVID-19, houve mudanças significativas nos hábitos, incluindo o distanciamento social, que resultou na suspensão de atividades presenciais, sociais e educacionais, levando ao fechamento de instituições de ensino públicas e privadas, independentemente do nível, a fim de evitar aglomerações. O objetivo principal deste trabalho foi conduzir uma pesquisa bibliográfica usando bases de dados indexadas, como o PubMed, Scielo e ScienceDirect, para avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 sobre estudantes de enfermagem. Os resultados revelaram que os estudantes de enfermagem foram profundamente afetados pela pandemia, apresentando sintomas de transtornos psicológicos, como estresse, ansiedade generalizada, fobias, medo excessivo, tristeza profunda, depressão e, em casos mais graves, ideação suicida. A pandemia reconfigurou o ensino nas faculdades, mas essas mudanças abruptas tiveram um impacto negativo sobre o bem- estar e o comportamento dos estudantes, gerando estresse e frustrações. Portanto, é crucial destacar os principais desafios enfrentados pelos estudantes, mostrando que as mudanças repentinas afetaram seu comportamento e desencadearam situações severas que prejudicaram sua qualidade de vida. Medidas sociais e educacionais devem ser implementadas para mitigar esses efeitos e garantir o bem-estar físico e mental dos estudantes.</p> Stephany dos Santos Chagas Chagas Santos, Alanna Monik Bucar Alves, Vinícius Gonçalves Lopes ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/813 qui, 06 jun 2024 22:07:01 -0300 DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS RURAIS E URBANOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DF: O QUE DIZEM OS DADOS DO SAEB 2021? https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/758 <p>Este artigo tem como objetivo analisar desigualdades educacionais em contextos rurais e urbanos na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal considerando a proficiência média dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental observada na Edição 2021 do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Como estratégia analítica, optou-se por parear os resultados a indicadores contextuais como o Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas (INSE), a estudos sociodemográficos como a Pesquisa Distrital por Amostragem Domiciliar (PDAD-DF), e, ainda, a dados extraídos do Sistema de Gestão I-educar. A partir dessa coleta de dados e cotejo, foram produzidas análises espaciais das desigualdades escolares por meio de georreferenciamento. Como resultados, foram observadas significativas desigualdades de desempenho escolar que foram categorizadas em duas dimensões: desigualdades entre escolas rurais e urbanas e desigualdades em contexto urbano em virtude da localização geográfica das escolas e de fatores como INSE das escolas, capital cultural familiar e raça/cor.</p> Roger Pena de Lima, Jaqueline Clara Queiroz, Robson Vila Nova Lopes ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/758 qui, 06 jun 2024 22:12:04 -0300 POLÍTICAS PÚBLICAS EM CONTEXTO DE DISPUTA: UMA ANÁLISE DAS DISPUTAS EM TORNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PNE SOB A ÓTICA DO ADVOCACY COALITION FRAMEWORK https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/785 <p>O presente artigo tem como objetivo analisar, sob a lente teórica do <em>Advocacy Coalition Framework (ACF)</em> os antagonismos entre as coalizões de defesa durante o processo de formulação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação, que versa sobre a Educação Especial e Inclusiva. Orientado pela abordagem qualitativa e metodologicamente estruturado pela estratégia metodológica do Estudo de Caso, no qual recorremos à análise documental, à entrevistas semiestruturadas e à roda de conversa. Partindo do modelo teórico desenvolvido por Sabatier (1987), o presente estudo identificou as distintas coalizões de defesa atuantes no processo de formulação da Meta 4 do PNE e seus respectivos modelos de crença para, posteriormente, se debruçar sobre a intensa polarização que levaram as distintas coalizões de defesa a travar uma das mais significativas disputas ocorridas durante a tramitação do PNE no parlamento brasileiro. Os resultados permitiram desvelar que os antagonismos gravitaram em torno inclusão total ou inclusão preferencial e das questões relativas ao financiamento de organizações da sociedade civil com recursos públicos, sendo percebido que a atuação de distintas coalizões de defesa que atuaram para influenciar a construção do texto legal à luz de seu modelo de crenças.</p> Roger Pena de Lima, Robson Vila Nova Lopes, Jacqueline Clara Queiroz, Remi Castioni ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/785 qui, 06 jun 2024 22:14:16 -0300 MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DA LEISHMANIOSE COM ÊNFASE EM GESTANTES - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/720 <p><strong>&nbsp;</strong>Estudam-se de forma geral o parasito responsável pela Leishmaniose, suas manifestações clínicas, como o corpo reage no combate ao parasito e aborda-se o tratamento padrão utilizado para a doença. É relatado, além de uma visão geral de hospedeiros, uma abordagem do parasito em relação a gestantes, tanto nos riscos da doença para ela e o bebê, quanto no tratamento que pode ser tóxico para ambos. Compreender como o parasito <em>Leishmania</em> se manifesta clinicamente em seus hospedeiros com ênfase em gestantes. Foi realizada uma revisão de artigos sobre a leishmaniose e suas diferentes manifestações clínicas nos hospedeiros humanos. A seleção de artigos foi feita em bases de dados como o <em>Google Scholar</em> e <em>Scientific Electronic Library Online</em> (SCIELO). Concluiu-se que a Leishmaniose é uma doença infecciosa de proporções endêmicas, é causada pelo parasito <em>Leishmania</em> e apresenta diferentes manifestações clínicas aos afetados pela doença. Apesar de ser uma doença que possui profilaxia de fácil execução, a mesma ainda se configura como um problema de saúde pública que necessita ser combatida, a fim de promover melhor qualidade de vida a toda a população, inclusive para gestantes e seus bebês, representantes do futuro da nação.</p> Aline Almeida Barbaresco D'Alessandro, Jônatas Levi Trajano da Silva Valadares, Luana Potenciano Alves, Heloísa Toledo Carneiro, Kayllane Sena Silva, Maria Eduarda Gomes de Lacerda, Walmirton Bezerra D’Alessandro, Lázaro Silva Dutra ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/720 qui, 06 jun 2024 22:17:25 -0300 ATUAÇÃO DOS GARIMPOS COMO AGRAVANTES DA TRANSMISSÃO DE MALÁRIA NA AMAZÔNIA LEGAL - REVISÃO LITERÁRIA https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/723 <p>Malária é a doença parasitária infecciosa responsável pelo maior número de mortes no mundo e está presente em 91 países/territórios, tem como seu agente etiológico protozoários do gênero <em>Plasmodium</em>. No Brasil 99% dos casos de malária estão concentrados na região da Amazônia Legal.&nbsp; Sendo que no ano de 2020, 8% do total de casos foram declarados como possível infecção em garimpos. O objetivo do presente estudo é demonstrar a atuação dos garimpos atuam como agravantes na transmissão da malária na Amazônia Legal. Foi realizada uma verificação bibliográfica sobre malária no garimpo, regiões endêmicas e as formas graves da doença. Demonstramos como os efeitos de fatores associados ao sistema imunológico, geografia, variações climáticas regionais como o clima tropical úmido característico da Amazônia e o ambiente extrativista mineral possuem características que podem potencializar a transmissão de <em>Plasmodium</em>.</p> Aline Almeida Barbaresco D'Alessandro, Abraão Eliezer Siqueira Maranhão, Gabriela Noronha Leme do Prado, Maria Eduarda Noleto Lima, Felipe Ferreira Pedrosa, Denilson Araújo Lira, Lázaro da Silva Dutra Junior, Walmirton Bezerra D’Alessandro ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/723 qui, 06 jun 2024 22:18:41 -0300 PLASMODIUM - MALÁRIA E SEUS SEGUIMENTOS NO SÉCULO XXI - REVISÃO LITERÁRIA https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/726 <p>A malária e uma doença transmitida pelo mosquito fêmea, tendo grande efeito social especialmente em países tropicais e subtropicais, afetando mais as classes baixas. Embora seja considerada curável e se mostre positiva quanto as medidas efetivas de saneamento, continua sendo uma doença relativa para a saúde mundial. O objetivo foi indentificar as características clínicas e epidemiológicas e suas principais complicações, diagnóstico, medidas profiláticas e terapêuticas. A partir de revisões literária, foi apontado dados sobre a ocorrência da doença entre os anos de 2019 ate 2021, onde pode mostrar que o maior índice de pessoas com malária foi em 2019 com 157.457 casos positivos.</p> Aline Almeida Barbaresco D'Alessandro, Hamanda Novais, Pedro Alencar, Valéria Furtado, Maykon Jhuly Martins de Paiva, Denilson Araújo Lira, Walmirton Bezerra D’Alessandro, Lázaro da Silva Dutra Junior ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/726 qui, 06 jun 2024 22:22:01 -0300 UM ESTUDO SOBRE A MANIFESTAÇÃO DE LARVA MIGRANS EM CRIANÇAS https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/727 <p>Larva Migrans Cutânea é uma infecção que determina seus limites, provocada geralmente por parasitos <em>Ancylostoma brasiliensis,</em> presente nas fezes do gato, e <em>Ancylostoma caninum,</em> nas fezes dos cachorros, ambos parasitos atingem comumente crianças devido terem maior contato com areia e solo na qual gatos e cachorros depositam suas fezes em grande abundância. O contágio ocorre por meio de alimentos e água contaminados ou em ambientes com a presença de fezes contendo ovos ou cistos dos parasitos. Os parasitos dessa espécie tem a capacidade de penetra a epiderme e o tecido subcutâneo da pele,causando assim um intenso prurido e reações inflamatórias, porém não conseguem penetrar camadas mais profundas da pele, isso faz com que as larvas migram para derme cause a “dermatite linear serpiginosa”. O presente artigo tem como principal objetivo identificar dados entre o período de 2017 a 2022 sobre a prevalência, sintomas e tratamento de Larvas Migrans acometida principalmente em crianças. A metodologia utilizada para fundamentar-se-á na revisão da literatura foi coletada entre os períodos de 2017 a 2022, cujos dados foram voltados para as manifestações de Larvas Migrans em crianças.</p> Aline Almeida Barbaresco D'Alessandro, Dominga Santana da Silva, Fernanda Brito de Mattos, Laura Beatriz Silva Miranda, Lívia Helena Lacerra Ávila, Walmirton Bezerra D’Alessandro, Lázaro Silva Dutra Junior ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/727 qui, 06 jun 2024 00:00:00 -0300 DOENÇA DE CHAGAS EM IDOSOS - REVISÃO LITERÁRIA https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/728 <p>A doença de Chagas é causada pelo protozoário <em>Trypanosoma cruzi</em>. São 12 milhões de portadores da doença nas Américas, e cerca de 2 ou 3 milhões no Brasil. A soroprevalência desta doença é maior na população rural. A doença de Chagas é a segunda causa mais comum de morte em idosos brasileiros. Mamíferos podem hospedar o parasito, sendo cães, gatos, gambás, tatus e ratos os principais reservatórios domésticos e silvestres. Em uma sociedade que desmata cada vez mais, o risco de contágio aumenta. Desse modo, o artigo tem como objetivo descrever o protozoário <em>T. cruzi </em>e como ele se desenvolve clinicamente em idosos. Como método foi realizado uma revisão da literatura, com fins qualitativos e descritivos, dos anos de 2017 a 2022.O levantamento bibliográfico foi realizado por estudantes do curso de Biomedicina. Logo é necessárias medidas socioeducativas, como orientar a população aos tipos de moradias, consumo de alimentos, dedetização de ambientes, cuidados com animais domésticos e silvestres e ir frequentemente ao médico.</p> Aline Almeida Barbaresco D'Alessandro, Sara Luiza Ribeiro, Lucas Evangelista da Silva, Stefany Gomes Da Costa, Mayara Alves Almeida Rocha, Ana Victoria Pereira Cardoso, Eduardo Macedo Aguiar, Walmirton Bezerra D’Alessandro, Lázaro da Silva Dutra Junior ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/728 qui, 06 jun 2024 22:25:14 -0300 A INCIDÊNCIA DE CASOS DE VAGINITE POR TRICHOMONAS VAGINALIS EM MULHERES DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO – REVISÃO DE LITERATURA https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/729 <p>Este estudo tem como principal objetivo alerta como o parasito <em>Trichomonas vaginalis</em>, é uma doença sexualmente transmissível e tem uma forma arredondada, medindo 30 micrômetros de comprimento e 12 de largura. <em>T. vaginalis</em> que podem causar em mulheres por falta de cuidados nas relações sexuais e com isso favorecendo o contágio do HIV e risco de desenvolver o câncer de colo do útero. A proliferação em mulheres de baixo nível socioeconômico é prevalente. Com isso, precisa se ser feito o exame de Papanicolau para detectar e cuidar com antibióticos para evitar riscos à saúde da mulher. Diante deste levantamento de estudo, que tem como finalidade descrever os sintomas, morfologia, prognostico, epidemiologia e transmissão da doença <em>Trichomonas vaginalis</em> que podem causar em mulheres por falta de cuidados nas relações sexuais. Entretanto para a diminuição de casos, deveria haver campanhas alertando junto ao outubro rosa, orientem as pessoas em relação a esta doença, palestras e propagandas em redes sociais, no intuito de diminuir tricomoníase e com isso também diminuir a relação de doença com a transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) influenciando mulheres a realizarem o Papanicolau.</p> Aline Almeida Barbaresco D'Alessandro, Ana Caroline Monteiro do Nascimento, Barbara Vitoria Da Silva Cardoso, Denilson Araújo Lira, Lázaro da Silva Dutra Junior, Walmirton Bezerra D’Alessandro ##submission.copyrightStatement## https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/729 qui, 06 jun 2024 22:26:39 -0300