DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

  • Nelcir Francisca da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa realizada ano 2023, na escola onde trabalho, sobre o desenvolvimento infantil na pré-escola com foco nas crianças que não apresentam um laudo, mas são tratadas pela família como uma criança com deficiência. O interesse em pesquisar o desenvolvimento das crianças com deficiência sem laudo é um desafio para os profissionais da educação em geral, principalmente na educação infantil. A pesquisa em questão trata-se de experiência vivenciado por professoras da educação infantil na cidade de São José de Ribamar - MA. “O relato de experiência é um tipo de produção de conhecimento, cujo texto trata de uma vivência acadêmica e/ou profissional em um dos pilares da formação universitária (ensino, pesquisa e extensão), cuja característica principal é a descrição da intervenção” (Mussi, Flores & Almeida, 2021, p.65). A pesquisa relata a dificuldade de educadoras de crianças pequenas frente a uma criança taxada pelos pais com Transtorno do Espectro Autista – TEA, e outras deficiências aparentes.

Biografia do Autor

Nelcir Francisca da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2020), Pós-Graduação Lato Sensu: Educação Infantil com ênfase em Educação Especial (2023), Especialista em Gênero e Diversidade na Escola (2014), Especialista em Docência na Educação Infantil (2014), Especialista em Neuroeducação (2014) e Especialista em Supervisão e Gestão Escolar (2015) Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Atualmente é professora de educação infantil da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar - MA. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância e Docência – GEPEID. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6697128042700077. Orcid: 0000-0003-3398-570X

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Publicado
2024-06-06