A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS: UMA ABORDAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Agda Cassia Mulato Venancio Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Este artigo visa apresentar resultados preliminares de uma pesquisa que se encontra em desenvolvimento que é de extrema relevância para o campo da educação inclusiva, especialmente no contexto da Educação infantil. Buscamos compreender as diferentes formas como as crianças público-alvo da educação especial brincam na educação infantil, procurando com elas identificar como se dão esses processos, que viessem explicitar a relação entre a brincadeira e a aprendizagem. Utilizamos como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que destaca o brincar como fundamental para a aprendizagem, com o olhar voltado a promoção da educação inclusiva através das interações e brincadeiras. Realizada em uma instituição de Educação Infantil, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa utilizando observações participativas, entrevistas e análises de documentos para trazermos as experiências vivenciadas e as perspectivas das educadoras, crianças e familiares envolvidos. Através dos resultados obtidos destacamos a importância do brincar inclusivo, valorizando e integrando o brincar como uma prática pedagogia essencial na Educação Infantil especialmente para as crianças com necessidades especiais.

Biografia do Autor

Agda Cassia Mulato Venancio, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância e Docência- GEPEID da UFMA (GEPEID/UFMA). Atualmente é professora da Educação Básica vinculada à Secretaria Municipal de Educação de São Luís, Lattes: http://lattes.cnpq.br/4636479918610651 Orcid ID:https://orcid.org/0009-0009-1422-1852  

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE∕CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 18 dez de 2009.
BRASIL III, RCNEI - Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança: A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Tradução: Dayse Batista. Editora ARTEMED. Porto Alegre, 1999.
GUTERRES, I. S.; Melo, J.S. FOI UM DIA DIFERENTE, UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE [...]: BRINCAR DE BRINCAR NA ILHA UPAON AÇU. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 26-39, 2021.
KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. 14ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia cientifica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 4ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: O desenvolvimento dos Processos psicológicos superiores. Trad. . Jose Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Aleche. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
.
Publicado
2024-06-06