A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS: UMA ABORDAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo visa apresentar resultados preliminares de uma pesquisa que se encontra em desenvolvimento que é de extrema relevância para o campo da educação inclusiva, especialmente no contexto da Educação infantil. Buscamos compreender as diferentes formas como as crianças público-alvo da educação especial brincam na educação infantil, procurando com elas identificar como se dão esses processos, que viessem explicitar a relação entre a brincadeira e a aprendizagem. Utilizamos como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que destaca o brincar como fundamental para a aprendizagem, com o olhar voltado a promoção da educação inclusiva através das interações e brincadeiras. Realizada em uma instituição de Educação Infantil, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa utilizando observações participativas, entrevistas e análises de documentos para trazermos as experiências vivenciadas e as perspectivas das educadoras, crianças e familiares envolvidos. Através dos resultados obtidos destacamos a importância do brincar inclusivo, valorizando e integrando o brincar como uma prática pedagogia essencial na Educação Infantil especialmente para as crianças com necessidades especiais.
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