A TRANSIÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE SOBRE METAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS POTENTES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS GESTORES ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO – MA
Resumo
Diversos contextos devem ser considerados na transição de crianças pequenas advindas da Educação Infantil para as séries iniciais do Ensino Fundamental. É notório a preocupação de educadores e famílias, principalmente por envolver um processo de escolarização típico nessa etapa: a alfabetização. Em contrapartida, há desejos de se registrar memórias dessa transição, seja por diálogos com as crianças pequenas sobre mudanças da etapa educativa, seja por organização de eventos culturalmente realizados como festa de formatura para consagrar a saída delas da Educação Infantil. É neste viés que esta pesquisa versa por investigar, a partir das perspectivas dos gestores escolares da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental do município de São Bernardo - MA, como se dá a transição das crianças pequenas nessas etapas e propor metas potentes para desmistificar o processo de escolarização e romper ações descontínuas e que tais metas sejam alinhadas à ideia de continuidade e equilíbrio de ações pedagógicas, como consagram os principais documentos oficiais. Para a consecução deste estudo, explanou-se como arcabouço teórico a Psicologia Histórico-Cultural para situar o desenvolvimento infantil, a teoria da atividade para conhecer as potencialidades das crianças pequenas na fase em que se dá a transição, releituras de ensaios teóricos que regram sobre o processo transitório e a construção de um plano interventivo criado pelos gestores escolares descrevendo metas para práticas pedagógicas potentes que podem ser organizadas pela rede de ensino proporcionando uma transição ininterrupta das crianças pequenas da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental.
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