A TRANSIÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE SOBRE METAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS POTENTES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS GESTORES ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO – MA

Resumo

Diversos contextos devem ser considerados na transição de crianças pequenas advindas da Educação Infantil para as séries iniciais do Ensino Fundamental. É notório a preocupação de educadores e famílias, principalmente por envolver um processo de escolarização típico nessa etapa: a alfabetização. Em contrapartida, há desejos de se registrar memórias dessa transição, seja por diálogos com as crianças pequenas sobre mudanças da etapa educativa, seja por organização de eventos culturalmente realizados como festa de formatura para consagrar a saída delas da Educação Infantil. É neste viés que esta pesquisa versa por investigar, a partir das perspectivas dos gestores escolares da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental do município de São Bernardo - MA, como se dá a transição das crianças pequenas nessas etapas e propor metas potentes para desmistificar o processo de escolarização e romper ações descontínuas e que tais metas sejam alinhadas à ideia de continuidade e equilíbrio de ações pedagógicas, como consagram os principais documentos oficiais. Para a consecução deste estudo, explanou-se como arcabouço teórico a Psicologia Histórico-Cultural para situar o desenvolvimento infantil, a teoria da atividade para conhecer as potencialidades das crianças pequenas na fase em que se dá a transição, releituras de ensaios teóricos que regram sobre o processo transitório e a construção de um plano interventivo criado pelos gestores escolares descrevendo metas para práticas pedagógicas potentes que podem ser organizadas pela rede de ensino proporcionando uma transição ininterrupta das crianças pequenas da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental.

 

Biografia do Autor

Gisele Meireles Mendes, Universidade Federal do Maranhão

Gisele Meireles Mendes é natural de São Paulo (SP). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino na Educação Básica (PPGEEB) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Psicologia Escolar pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMANET; 2022), Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar pelo Centro de Avaliação e Planejamento Educacional do Maranhão (CAPEM - Santa Fé; 2007) e atualmente é pós-graduanda em Docência para a Educação, Profissional e Tecnológica (DOCENTEPT) pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Educações e Tecnologias Digitais pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Psicopedagogia Institucional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar, pelo Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA; 2005). Experiência relevante na área educacional, em especial em Coordenação Pedagógica, Tecnologia Educacional e Formação Docente. Atua como tutora em cursos de graduação EaD pela UEMANET. Foi aluna especial da disciplina Infância, Educação Infantil e Docência no curso de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB; 2018) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente, é membro dos seguintes grupos de pesquisas vinculados ao CNPq: GEPEID (Grupo de Estudo Pesquisa, Educação, Infância e Docência fomentado pela Universidade Federal do Maranhão sob tutela do professor Dr. José Carlos de Melo) e GPD-PDF (Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Desenvolvimento Humano e Formação de Professores na Era Digital fomentado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) sob tutela da professora Dra. Maria de Fátima Serra Rios).

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Publicado
2024-06-06