A ROTINA E O ACOLHIMENTO COMO AÇÕES D E PERTENCIMENTO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BREVE RELATO A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL

  • Benedita Maria Azevedo Martins Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

O presente artigo, tem por objetivo apresentar a pesquisa sobre o pertencimento da criança na Educação Infantil a partir das investigações sobre a maneira com que as educadoras organizam a acolhida e a rotina das crianças no ambiente educacional. A temática surge das experiências vivenciadas nos estágios curriculares e não curriculares, das minhas inquietações como graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e por participar do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência – GEPEID. Esse estudo buscou compreender como o sentimento de pertencimento pode ser construído diariamente no cotidiano educativo, através da rotina e do acolhimento. Por meio de análises e da convivência das crianças na Educação infantil, se demonstram o sentimento de pertencimento no grupo. Observar os espaços educativos, percebendo se a criança cria vínculo com a educadora, se encanta com o espaço, materiais e se estabelece relações com as outras crianças.

Biografia do Autor

Benedita Maria Azevedo Martins, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância Docência (GEPEID) https://lattes.cnpq.br/2957660145896680 https://orcid.org/0009-0004-2459-6555

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Publicado
2024-06-06