O ENCANTAMENTO PELA DESCOBERTA DA LEITURA: UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NA U.E.B DOM JOSÉ MEDEIROS DELGADO
Resumo
O processo da aprendizagem da leitura e da escrita, geralmente, no âmbito escolar é estruturado apenas na decodificação de signos linguísticos, acabando por tornar uma ação mecanizada e sem o encantamento necessário para despertar na criança a vontade de aprender a ler. Nesse contexto, a professora e o professor desenvolvem atividades que não contemplam os saberes próprios do universo infantil. Dessa forma, acreditamos na necessidade do processo de letramento para alunos do 2 ano do Ensino Fundamental esteja pautado na cultura da criança, em suas vivências e experiências. Esta pesquisa apresenta o relato de experiência realizada com alunos do 2 ano da UEB Dom José Delgado, o procedimento metodológico do tipo de pesquisa intervenção pedagógica, na escola supracitada, foi realizada uma roda de conversa com os alunos e professora da sala para apresentar a proposta da pesquisa e a solicitação para participar desta. As atividades desenvolvidas tiveram o caráter lúdico, que oportunizam situações de leitura e escrita dinâmicas e enriquecedoras, tendo em vista, que crianças sentiram-se acolhidas e incentivadas durante toda metodologia desenvolvida.
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