O ENCANTAMENTO PELA DESCOBERTA DA LEITURA: UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NA U.E.B DOM JOSÉ MEDEIROS DELGADO

  • Dejane Figueiredo Barros Rede Estadual de Ensino do esado do Maranhão

Resumo

O processo da aprendizagem da leitura e da escrita, geralmente, no âmbito escolar é estruturado apenas na decodificação de signos linguísticos, acabando por tornar uma ação mecanizada e sem o encantamento necessário para despertar na criança a vontade de aprender a ler. Nesse contexto, a professora e o professor desenvolvem atividades que não contemplam os saberes próprios do universo infantil. Dessa forma, acreditamos na necessidade do processo de letramento para alunos do 2 ano do Ensino Fundamental esteja pautado na cultura da criança, em suas vivências e experiências. Esta pesquisa apresenta o relato de experiência realizada com alunos do 2 ano da UEB Dom José Delgado, o procedimento metodológico do tipo de pesquisa intervenção pedagógica, na escola supracitada, foi realizada uma roda de conversa com os alunos e professora da sala para apresentar a proposta da pesquisa e a solicitação para participar desta. As atividades desenvolvidas tiveram o caráter lúdico, que oportunizam situações de leitura e escrita dinâmicas e enriquecedoras, tendo em vista, que crianças sentiram-se acolhidas e incentivadas durante toda metodologia desenvolvida.

Biografia do Autor

Dejane Figueiredo Barros, Rede Estadual de Ensino do esado do Maranhão

Docente da Rede Estadual de Ensino do esado do Maranhão Mestre em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA). Membro do GEPEID  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8181926602253036 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0707-8551

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Publicado
2024-06-06