AS NÃO CRIANÇAS: ANÁLISE DA DESCONSTRUÇÃO DA INFÂNCIA, DA CRIANÇA E DO BRINCAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Tatiara Rodrigues Costa Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

A educação de crianças no Brasil ocorre ao longo das duas primeiras etapas da Educação Básica, sendo elas a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A saída da criança da Educação Infantil e seu ingresso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental são marcados por um período de transição. Geralmente, ao longo desse período de transição, ocorre o processo de desconstrução da infância, da criança e do brincar. O presente artigo tem como objetivo analisar quais conceitos de criança, infância e brincar estão presentes nas práticas dos educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e os impactos desses conceitos ao longo do processo de transição, bem como suas interferências na relação de educador e crianças, utilizando as pesquisas bibliográfica e de campo. Os resultados analisados revelaram que os conceitos presentes nas práticas dos educadores dos anos iniciais influenciam na organização e execução da práxis docente e, consequentemente, na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Assim, as práticas e os conceitos de criança, infância e brincar da Educação Infantil devem ter continuidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para potencializar a aprendizagem, desenvolvimento, vivências e experiências das crianças no Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Tatiara Rodrigues Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduanda do curso de Pedagogia – Universidade Federal do Maranhão – Pesquisadora ligada ao grupo de Estudos e pesquisas, educação, infância e docência – GEPEUD

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Base nacional Comum Curricular BNCC.Brasília,DF, 2017.
BRASIL. Referencial Curricular para a Educação Infantil: Introdução. Brasília, DF: MEC/SEF. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. (1998).
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: acesso em 07 de mai 2022.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica DCNEI.Brasília, DF, 2013.
CORSARO. William Arnold. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 214-250.
JOIA, Adelaide. Brincar e aprender: dimensões indissociáveis no desenvolvimento da criança. 1ª edição. Curitiba: Appris, 2018. INBS 9788547309725.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996, p. 13-43.
KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel (orgs.). Infâncias: fios e desafios da pesquisa. 1ª edição. São Paulo: Papirus Editora, 2015. E-book. ISBN 9788544900758.
OLIVEIRA, Flávia Cristina Murbach Barros.Cadê o Brincar?: da educação infantil para o ensino fundamental. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 215.
RESENDE, Haroldo (Org.). Michel Foucault: O governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
RODRIGUES, Eliza Naiane; ALVES, Maria do Socorro Januário; SOBRAL, Maria do Socorro Cecílio Sobral. O Brincar e o Aprender na Educação Infantil. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2019, vol.13, n.43, p. 187-196. ISSN: 1981-1179.

SILVA, Aldeba Fausto da. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: entre o aprender e o brincar. Maceió, 2019.

SZYMANSKI. Heloisa (org). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. 5º edição. Campinas: Autores Associados, 2021. INBS 9786588717189.

TRAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento; Carvalho, Antônia Dalva França; Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do. O valor do brincar: aprendizagem lúdica e desenvolvimento na educação infantil. Renista Humanicidade e Inovação. v. 8, n. 68, p. 143-150, 2021.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa. 2. Ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.p. 182.
Publicado
2024-06-06