BRINCANDO & APRENDENDO: A RELAÇÃO ENTRE O LÚDICO E A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente artigo, tem por objetivo apresentar a pesquisa sobre BRINCANDO E APRENDENDO: A relação entre o lúdico e a linguagem escrita na Educação Infantil. E tem como objetivo geral compreender os sentidos atribuídos pelas crianças da pré-escola à linguagem escrita. De forma mais específica, objetiva-se: verificar se a Instituição de Educação Infantil oferece contextos e experiências com a linguagem a escrita para a pré-escola; identificar como as crianças interagem com os objetos da cultura escrita. O tema proposto coloca em evidência o fato de que a criança tende a desenvolver suas habilidades quando vivência atividades lúdicas no seu cotidiano escolar. É nesse contexto de práticas significativas que este estudo enfatizou o lúdico como elemento fundamental para tornar o processo de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil mais prazeroso e estimulante para as crianças.
Referências
BISSOLI, Michelle de Freitas. O espaço do lúdico na Educação Infantil. In: BISSOLI, Michelle de Freitas (org.). Fundamentos da educação infantil. Manaus: CEFORT/EDUA, 2007. p.12-25.
BORBA, Ângela Meyer. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BEUACHAMP, Jeanete; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do; PAGEL, Denise [orgs]. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2ed. Brasília: MEC, 2007.
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Sousa. Ler e Escrever na Educação Infantil: Discutindo práticas pedagógicas. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
CARDOSO, Bruna Puglisi de Assumpção. Práticas de linguagem oral e escrita na Educação infantil. São Paulo: Editora Anzol, 2012.
DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuições a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
FERREIRO, Emilia. Reflexões Sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000. 104p.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana: Psicogênese da língua escrita. Tradução: Diana Myriam Lichtentein, Liana Di Marco, Mário Corso. Porto Alegre: Artmed, 1999.
KRAMER, Sonia; NUNES Maria Fernanda R.; CORSINO, Patrícia. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 69-85, jan./abr. 2011. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n1/v37n1a05.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.
LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Traduçãao: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica 1998.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6.ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1989. 191 p.
VYGOTSKI, Lev Semiónovich. Obras escogidas. V. 2. Madrid: Antônio Machado Livros, 2014.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.