BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS CANTADAS E NARRATIVAS INFANTIS
Resumo
O artigo aborda sobre a importância dos brinquedos e brincadeiras cantadas na Educação Infantil, destacando o papel crucial da música para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, estimulando habilidades como motora progressiva, percepção auditiva e expressão criativa. Além disso, ressalta a importância de um ambiente educacional rico em estímulos sonoros, que favorece a experimentação e a descoberta por parte das crianças. Apresenta as análises de como ocorrem os momentos com os brinquedos e brincadeiras cantadas com e por meio das crianças, compreendendo as suas percepções, o que aprendem com tais brincadeiras e o que sentem por meio de suas narrativas (audíveis ou silenciosas) Trata-se de uma pesquisa de intervenção e foi fundamentada em autores como Vygotsky (2002), Nunes (2002), Brito (2003), Ariès (1981), Montaginini (2013), Fernandez (2001), Brougère (1998), e em documentos oficiais do MEC como DCNEI (2009) e a BNCC (2017). Os dados gerados sinalizaram que o brincar em suas diversas formas é de suma importância na vida das crianças, pois enquanto brincam criam, reproduzem culturas, interagem e se sentem felizes.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, D.F. 2017. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2023.
BRITO, T. A. Música na Educação Infantil: propostas para formação integral da criança. 2ª ed. São Paulo: Peirópolis. 2003.
BROUGERE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 24, n. 2, p. 103-116, jul. 1998. Disponível em
FERNÁNDEZ, A. Psicopedagogia em psicodrama: morando no brincar. Petrópolis: Vozes, 2001.
LIMA, Adelina Ursula Correia de. A importância das brincadeiras cantadas na escola. Revista Evolução. Ano III - Nº 24 - Janeiro de 2022 - ISSN: 2675-2573.
MONTAGNINI, R. C. Brinquedoteca: a luta para manter um direito da criança nas instituições municipais de ensino de Londrina. Educare. Curitiba: PUC, 2013.
NUNES, A. No tempo e no espaço: brincadeiras das crianças A`uwẽXavante. In: SILVA, A. L. da et al. (Org.). Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global. 2002.
PEREIRA, M. M. et al. O brincar: uma atividade criativa e que promove conhecimento. Educare. Curitiba: PUC, 2013.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.