BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS CANTADAS E NARRATIVAS INFANTIS

  • Kátia Regina dos Santos Castro Docente e Coordenadora Pedagógica da rede municipal de São Luís

Resumo

O artigo aborda sobre a importância dos brinquedos e brincadeiras cantadas na Educação Infantil, destacando o papel crucial da música para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, estimulando habilidades como motora progressiva, percepção auditiva e expressão criativa. Além disso, ressalta a importância de um ambiente educacional rico em estímulos sonoros, que favorece a experimentação e a descoberta por parte das crianças. Apresenta as análises de  como ocorrem os momentos com os brinquedos e brincadeiras cantadas com e por meio das crianças, compreendendo as suas percepções, o que aprendem com tais brincadeiras e o que sentem por meio de suas narrativas (audíveis ou silenciosas) Trata-se de uma pesquisa de intervenção e foi fundamentada em autores como Vygotsky (2002), Nunes (2002), Brito (2003),  Ariès (1981), Montaginini (2013), Fernandez (2001), Brougère (1998), e em documentos oficiais do MEC  como DCNEI (2009) e a BNCC (2017). Os dados gerados sinalizaram que o brincar em suas diversas formas é de suma importância na vida das crianças, pois enquanto brincam criam, reproduzem culturas, interagem e se sentem felizes.

Biografia do Autor

Kátia Regina dos Santos Castro, Docente e Coordenadora Pedagógica da rede municipal de São Luís

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Ensino da Educação Básica (PPGEEB da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Docência na Educação Infantil/ CEDEI-UFMA. Graduada em Pedagogia - UFMA. Docente e Coordenadora Pedagógica da rede municipal de São Luís. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID. Lattes: http//: lattes.cnpq.br/7607160981938894, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6303-9944

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Publicado
2024-06-06