A NATUREZA DO BRINCAR: EXPERIÊNCIAS DO BRINCAR A PARTIR DE ELEMENTOS NATURAIS

  • Giullia Cristina Mulato Venancio Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de intervenção que teve como objetivo principal explorar a conexão entre elementos da natureza e as vivências das crianças na educação infantil. O estudo buscou ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças por meio do contato com elementos naturais, visando diversificar e consolidar novas aprendizagens. Os objetivos específicos incluíram vivenciar a utilização de elementos naturais para a construção de saberes, conhecer os elementos naturais na escola e promover experiências em múltiplas linguagens. O projeto surgiu a partir da observação das interações das crianças com elementos naturais durante o intervalo escolar, o que inspirou a criação de propostas pedagógicas intencionais envolvendo esses materiais. A intervenção foi realizada com crianças de cinco anos matriculadas na pré-escola, e as atividades foram planejadas de forma a estimular o protagonismo infantil e promover experiências significativas de aprendizagem. A pesquisa destacou a importância do brincar e da conexão com a natureza no desenvolvimento infantil, ressaltando a necessidade de repensar práticas pedagógicas e valorizar os espaços educativos como ambientes de aprendizagem integrados com o meio ambiente. A partir dessas reflexões, espera-se que a pesquisa possa contribuir para a promoção de uma educação infantil mais enriquecedora, sustentável e alinhada às diretrizes curriculares nacionais.

Biografia do Autor

Giullia Cristina Mulato Venancio, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Professora vinculada à Secretaria Municipal de São José de Ribamar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Infância & Docência GEPEID – UFMA.  ORCID: 0009-0002-5822-6814. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5874504518835120.

Referências

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Publicado
2024-06-06