TIRA, PÕE, DEIXA FICAR, GUERREIROS COM GUERREIROS FAZEM ZIGUE-ZIGUE-ZÁ: A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL IREMOS DIVULGAR
Resumo
O artigo “Tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá: A literatura afro-brasileira na Educação Infantil iremos divulgar” surge a partir do desafio proposto ao Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência – GEPEID/UFMA, coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos de Melo, com vistas a trazer reflexões a partir da Pesquisa do tipo Intervenção, no campo da Educação Infantil. Neste, a literatura afroinfantil, que se configurou como objeto de estudo por ser uma vivência literária considerada essencial à Educação Infantil, será analisada a partir das educadoras de infância de uma instituição localizada na zona rural de São Luís do Maranhão. Parte-se, então, da seguinte questão norteadora: as educadoras dessa instituição de educação infantil têm mediado vivências com a literatura infantil de origem afro-brasileira, compartilhando em suas práticas pedagógicas a reflexão acerca da abordagem das relações étnico-raciais e proporcionando o desenvolvimento da Primeira Infância Antirracista? Dessa forma, discute-se acerca da realidade apresentada e das possibilidades de intervenção nesse contexto.
Referências
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em:13/12/2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017.
BRASIL. Ministério de Educação. Documento Curricular do Território Maranhense: para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. 1ª ed. Rio de Janeiro: FGV. 2019, 487 p.
CAMPOS, Luanda Martins. Na casa da Vó Bá. 1. ed. São Luís, MA: Editora Sunny, 2022. 40p.
LANNES, Marina Badaró. O “empoderamento crespo” na literatura infantil. 2019. 115f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Fluminense, Santo António de Pádua, RJ, 2019.
PEREIRA, Antônio. Pesquisa de Intervenção em educação. Salvador, BA: Eduneb, 2019.
ROSEMBERG, Fúlvia; BAZILLI, Chirley; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educ. Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 125-146, jan./jun. 2003.
SANTOS, Ester Mascarenhas dos. O processo de construção de identidade de meninas negras: um olhar sobre o livro infantil “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria Machado. 2021. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
SILVA, Otávio Henrique Ferreira da Silva (org.). Infâncias, educação infantil e relações étnico-raciais: possibilidades e desafios nos 20 anos da lei 10.639/2023 – Petrolina, PE: IFSertão PE, 2024.
VICENTE, Kyldes Batista. A literatura Infantil na Educação Infantil. In: MELO, José Carlos de (org.). A Formação continuada de Professores da Educação Infantil: Distintas Abordagens. São Luís, MA: EDUFMA, 2015. p. 203-214.
ZILBERMAN, Regina. A literatura Infantil na escola. 1 ed. São Paulo, SP: Digital. Global, 2012.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.