TIRA, PÕE, DEIXA FICAR, GUERREIROS COM GUERREIROS FAZEM ZIGUE-ZIGUE-ZÁ: A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL IREMOS DIVULGAR

  • Joselma Santos Viana Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Docente da Rede Pública Municipal de São Luís - MA

Resumo

O artigo “Tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá: A literatura afro-brasileira na Educação Infantil iremos divulgar” surge a partir do desafio proposto ao Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência – GEPEID/UFMA, coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos de Melo, com vistas a trazer reflexões a partir da Pesquisa do tipo Intervenção, no campo da Educação Infantil. Neste, a literatura afroinfantil, que se configurou como objeto de estudo por ser uma vivência literária considerada essencial à Educação Infantil, será analisada a partir das educadoras de infância de uma instituição localizada na zona rural de São Luís do Maranhão. Parte-se, então, da seguinte questão norteadora: as educadoras dessa instituição de educação infantil têm mediado vivências com a literatura infantil de origem afro-brasileira, compartilhando em suas práticas pedagógicas a reflexão acerca da abordagem das relações étnico-raciais e proporcionando o desenvolvimento da Primeira Infância Antirracista? Dessa forma, discute-se acerca da realidade apresentada e das possibilidades de intervenção nesse contexto.

Biografia do Autor

Joselma Santos Viana, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Docente da Rede Pública Municipal de São Luís - MA

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB / Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Docente da Rede Pública Municipal de São Luís - MA e da Rede Pública Municipal de Rosário - MA, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância & Docência – GEPEID. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3996402604144590. ORCID: https://orcid.org/000-0002-1545-9733

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Publicado
2024-06-06