AS PARTICIPAÇÕES E AS EXPRESSÕES DAS CULTURAS INFANTIS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ÊNFASE NAS PRÁTICAS LÚDICAS
Resumo
O artigo inicia uma discussão acerca das participações e expressões das culturas infantis no primeiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa de intervenção pedagógica, objetivou compreender de que maneira as práticas lúdicas podem contribuir na formação social e integral de crianças com a faixa etária de 6 anos, pertencentes a Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís - MA. Os dados revelados apoiaram-se metodologicamente nas narrativas docentes, por meio de entrevistas, bem como na observação da rotina docente com os estudantes em diversos espaços da escola. Mediante as vivências em campo, diálogo e compreensão dos relatos, pode-se inferir que os docentes estão possibilitando participações e expressões para o desenvolvimento da cultura infantil. Contudo recomenda-se que acrescentem e ampliem (mais) brincadeiras populares com experiências advindas das infâncias e crianças pertencentes a turma do 1º ano, para que elas continuem sendo respeitadas e valorizadas enquanto sujeito histórico e de direito.
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