AS AÇÕES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS PELO GRUPO DE PESQUISA GEPEID

  • Francinete Oliveira Colins UFMA

Resumo

Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as ações de intervenção pedagógicas voltadas para a Educação Infantil presentes nas dissertações de mestrados dos membros do grupo GEPEID. A pesquisa foi realizada no banco de teses e dissertação da biblioteca digital da Universidade Federal do Maranhão-UFMA e está ancorada nos documentos legais que regem esta etapa de educação no país, a exemplo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC , e também com base em autores como Oliveira(2010), Tenreiro e Kosciuretsko (2017), Imbernón (2011), Campos (2002), Andrade (2010), Kuhlmann Jr. (2010), dentre outros. A pesquisa caracteriza-se como exploratória com uma abordagem qualitativa. Em relação aos procedimentos, realizou-se uma pesquisa do tipo Estado da Arte. As análises dos dados demonstram que as ações de intervenção pedagógicas, presentes nas dissertações, trouxeram resultados positivos, pois permitiram que as crianças desenvolvessem diferentes habilidades, como: motoras, percepção auditiva e visual, memória musical, criatividade etc. As vivências lúdicas eram sempre repletas de muito aprendizado e afeto. A formação continuada constituiu-se importante no processo de intervenção, porque gerou nas educadoras reflexões que lhes permitiram ressignificar suas práticas e buscarem novos conhecimentos.

Biografia do Autor

Francinete Oliveira Colins, UFMA

Especialista em Educação Especial/Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2019). Especialista em Libras e Práticas Pedagógicas Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos pela Fundação Sousândrade - FSADU (2019). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2016). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID. 

Referências

ANDRADE, Lucimary Barnabé Pedrosa de. Educação Infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 193 p. ISBN 978-85-7983-085-3. Disponível em: Acesso em: 27 fev. 2024..

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo. 9 ed. Atlas, 2010.

ANDRÉ, Marli e PRINCEPE, Lisandra. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educar em Revista, Curitiba, v. n. 63, p. 103-117, jan./mar. 2017. Disponível em: Acesso em: 01 mar. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: . Acesso em: 1 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc>. Acesso em: 01 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB 022/98; Resolução CEB 1/1999. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2009.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de junho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: . Acesso em: 26 fev. 2024.

BRASIL. Lei no 12.976 de 4 de abril de 2013. Altera a lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2013. Disponível em: Acesso em: 20 fev.2024.

BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014a. Disponível em: Acesso em: 26 de fev. 24.

BRASIL. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília, MEC/SEF/DPE/COEDI, 2006.
BRASIL. Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009. Diário oficial. Brasília, 2009. Disponível em: Acesso em: 04 de mar. 24.

BRASIL. Portaria Nº389, de 23 de março de 2017. Diário oficial. Brasília, 2017. Disponível em: Acesso em: 05 de mar. 2024.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução no 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009.

CAMPOS, Rosânia. Políticas governamentais e educação infantil: histórias ou estórias? Florianópolis, Revista eletrônica, v.4, n.5, 2002. Disponível em: Acesso em: 28 fev. 2024.

CAMPOS, Maria Malta. ROSEMBERG, Fúlvia. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. 6. ed. Brasília: MEC, SEB, 2009. Disponível em: acesso em: 20 fev. 2024.

CASTRO, Kátia Regina dos Santos. a Linguagem Musical E As Práticas Músico-Educativas Para O Desenvolvimento De Habilidades Na Educação Infantil: um estudo na Unidade de Educação Básica Bernardina Spíndola. 2020. 232 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.

COSTA, Daianny Madalena; GHISLENI, Ana Cristina. A Pesquisa-Intervenção no Mestrado Profissional e suas possibilidades metodológicas. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, p. 01-15, 2021. Disponível em: Acesso em: 04 de mar. 2024.

CARVALHO, Dania Rafaela Ferreira. As ações lúdicas e as práticas pedagógicas nas experiências infantis: tecendo saberes e fazeres de educadores (as) de crianças pequenas. 2021. 201 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, n.79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: Acesso em: 15 mar. 2024.

FERREIRA, Talita Furtado. Afetividade e a formação de crianças leitoras: contribuições da teoria Walloniana. 2021. 244 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.

FERRÃO, Romário Gava. Metodologia científica para iniciantes em pesquisa. 2. ed.rev. e atual. Vitória, ES: Incaper, 2005.

FRANCO, Rita Maria Sousa. Os saberes e fazeres dos coordenadores pedagógicos: a sua importância na Formação continuada dos educadores da Educação Infantil. 2021. 214 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GUTERRES, Ione da Silva. A infância, o brincar e a cultura escolar na pré-escola: um estudo da prática lúdica na Unidade de Educação Básica Mary Serrão Ewerton, em São Luís/MA. 2022. 234 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.

KUHLMANN JR. M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 2010.

GUTERRES, I. da S.; GONÇALVES, S. G.; MELO, J. C. de. Grupo de pesquisa GEEID: construindo caminhos para a formação docente da educação infantil na ilha do maranhão. In: 5º Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias - GRUPECI. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

IBIAPINA, I.M.L.M; FERREIRA, M.S. REFLEXÃO CRÍTICA: uma ferramenta para a formação docente. Linguagens, Educação e Sociedade – Teresina, nº 9, jan./dez./2003
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e para a incerteza.9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MACHADO, Magali Dias Da Conceição. “O LUGAR DO BRINCAR NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: narrativas de educadoras da rede pública municipal de São Luís”, 2023.224 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.

MELO, Jose Carlos. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infância & Docência-GEPEID em ação. Rev. Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, Teresina, v. 2, n. 3, p. 120-135, set./dez. 2020. Disponível em: Acesso em: 28 fev. 2024.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

NEVES, A. A. B. Portaria nº 80, de 16 de dezembro de 1998. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 2, n. 4, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332. 2005.v2.88. Disponível em: Acesso em: 5 mar. 2024.

OLIVEIRA, Josélia de Jesus Araujo Braga de. Formação continuada de educadores (as) de crianças pequenas: um estudo exploratório nas creches do Proinfância dos municípios de Arari- MA e Lago da Pedra- MA. 2023.250 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.

OLIVEIRA, Z. de Moraes. Ramos de. O Currículo na Educação Infantil: O que propõem as Novas Diretrizes Nacionais? In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais,1., 2010, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos...Belo Horizonte: FFCLRP-USP e ISE Vera Cruz, 2010. Disponível em:. Acesso em: 26 de fev. 2024.

MATOS, Otainan da Silva. A Construção Do Conhecimento Filosófico: um estudo da proposta de Matthew Lipman nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Unidade de Educação Básica Monsenhor Frederico Chaves em São Luís - MA. 2020. 206 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.

PEREIRA, Antônio. Pesquisa interventiva nos mestrados profissionais em educação: fundamentos e possibilidade práxica. Revista Estudos Aplicados em Educação, v. 6, n. 12. São Caetano do Sul, SP, p. 37-52, 2021. Disponível em: Acesso em: 20 fev. 2024

TENREIRO, M. O. V.; KOSCIURESKO, A. Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: as vozes das professoras. In: José Carlos de Melo e Thelma Helena Costa Chahini. (Org.). Educação Infantil: entrelaçamento dos saberes. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2017, , p. 31-48.
TOMAZZETTI, Cleonice Maria; TUSSI, Dorcas. As crianças, as infâncias e a educação infantil: concepções atuais. Santa Maria – RS, 2010.

UFMA. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB). Agência De Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização – AGEUFMA. São Luís, 2024. Disponível em: Acesso em 25 fev. 2024.
Publicado
2024-06-08