BRINCADEIRAS INDÍGENAS: VOLTANDO ÀS NOSSAS ORIGENS
Resumo
A reflexão a respeito do binômio “Infâncias e Crianças”, possibilita examinar uma diversidade de práticas culturais vivenciadas por bebês, meninos e meninas de diferentes tempos e espaços. É neste contexto que apresentamos o escrito em tela, cujo objetivo principal foi sistematizar um estudo introdutório de perspectiva histórica, a respeito das brincadeiras indígenas e suas repercussões nas áreas urbanas. Os recursos metodológicos que propiciaram a sua produção foram a pesquisa documental , (auto)biográfica, em interface com a pesquisa bibliográfica. Foi possível observar que muitos brinquedos como o pião, peteca, corrupio e chocalho, instrumentos de diferentes brincadeiras presentes nas infâncias de crianças que moram nas cidades brasileiras tem possível origem nas aldeias indígenas. O conhecimento sobre esta temática é relevante para o campo dos estudos desenvolvidos pelas Pedagogias Interculturais, pela história dos brinquedos, bem como para a discussão mobilizada pela Lei 11.648/2008, normativa que tornou obrigatório a inclusão de estudo da História e culturas indígenas no currículo escolar.
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