BRINCADEIRAS INDÍGENAS: VOLTANDO ÀS NOSSAS ORIGENS

  • Josélia Gomes Neves Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Resumo

A reflexão a respeito do binômio “Infâncias e Crianças”, possibilita examinar uma diversidade de práticas culturais vivenciadas por bebês, meninos e meninas de diferentes tempos e espaços. É neste contexto que apresentamos o escrito em tela, cujo objetivo principal foi sistematizar um estudo introdutório de perspectiva histórica, a respeito das brincadeiras indígenas e suas repercussões nas áreas urbanas. Os recursos metodológicos que propiciaram a sua produção foram a pesquisa documental , (auto)biográfica, em interface com a pesquisa bibliográfica. Foi possível observar que muitos brinquedos como o pião, peteca, corrupio e chocalho, instrumentos de diferentes brincadeiras presentes nas infâncias de crianças que moram nas cidades brasileiras tem possível origem nas aldeias indígenas. O conhecimento sobre esta temática é relevante para o campo dos estudos desenvolvidos pelas Pedagogias Interculturais, pela história dos brinquedos, bem como para a discussão mobilizada pela Lei 11.648/2008, normativa que tornou obrigatório a inclusão de estudo da História e culturas indígenas no currículo escolar.

Biografia do Autor

Josélia Gomes Neves, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Pós doutora em Educação pela Universidade Federal do Maranhão, Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Araraquara, São Paulo, Brasil. Atualmente é docente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no curso Licenciatura em Educação Básica Intercultural e no Programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática (PPPGEM) em Ji-Paraná-Rondônia, Brasil. Lattes:http://lattes.cnpq.br/1098108142638272. ORCID:https://
orcid.org/0000-0003-2318-5397.

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Publicado
2024-06-06