PENSAR O CURRÍCULO: POSSIBILIDADES PARA ESPAÇOS E MUSICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS

Palavras-chave: currículo; espaços; musicalização

Resumo

Este artigo versa sobre como pensar em currículo através de espaços criativos e da musicalização para crianças pequenas. Ao pesquisar surgiram o seguinte questionamento: como os educadores estão pensando o espaço e a musicalização de crianças pequenas à luz do currículo nos tempos de hoje? Baseado nisso, podemos dizer que o objetivo era investigar o que falam alguns autores sobre o espaço e a musicalização para crianças pequenas. Para responder a esse objetivo, utilizou-se a abordagem qualitativa, com estudo bibliográfico e de campo. O artigo baseia-se nas pesquisas de autores como: Lima (2001), Marquezan, Melo, Rodrigues, Noal (2001), Bréscia (2003) e outros. Fundamentou-se, também, nos marcos legais que compõem a legislação educacional brasileira, a saber: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e outros. A população-alvo foram os educadores de uma escola municipal de São Luís do Maranhão. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, que foram realizadas com cinco educadoras da instituição. Vale ressaltar que a música está inserida em diversos espaços educacionais e a musicalização tem contribuído para o desenvolvimento de diversas habilidades de crianças pequenas.

 

Biografia do Autor

Aline Serra de Jesus, UFMA

Pedagoga e Especialista Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Intervale, Mestranda do Discente do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica do (PPGEB) da Universidade Federal do Maranhão, http://lattes.cnpq.br/4951012853983907 ORCID https://orcid.org/0000-0002-9951-2190 e-mail aline.jesus@ufma.br

Sergio Ricardo Galvão de Carvalho, UFMA

Graduado em Música, Especialista em Musicoterapia, Professor da Educação Básica, Mestrando do Discente do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica do (PPGEB) da Universidade Federal do Maranhão –, Lattes: http://lattes.cnpq.br/2695009211067945  ORCID https://orcid.org/0009-0005-2902-7893 e-mail: sergiorgcarvalho@gmail.com

José Carlos de Melo, 98981790300

Pós Doutor em Educação, Docente do Departamento de Educação II e do PPGEEB, Coordenador do GEPEID.

Publicado
2024-06-06