PENSAR O CURRÍCULO: POSSIBILIDADES PARA ESPAÇOS E MUSICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS
Resumo
Este artigo versa sobre como pensar em currículo através de espaços criativos e da musicalização para crianças pequenas. Ao pesquisar surgiram o seguinte questionamento: como os educadores estão pensando o espaço e a musicalização de crianças pequenas à luz do currículo nos tempos de hoje? Baseado nisso, podemos dizer que o objetivo era investigar o que falam alguns autores sobre o espaço e a musicalização para crianças pequenas. Para responder a esse objetivo, utilizou-se a abordagem qualitativa, com estudo bibliográfico e de campo. O artigo baseia-se nas pesquisas de autores como: Lima (2001), Marquezan, Melo, Rodrigues, Noal (2001), Bréscia (2003) e outros. Fundamentou-se, também, nos marcos legais que compõem a legislação educacional brasileira, a saber: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e outros. A população-alvo foram os educadores de uma escola municipal de São Luís do Maranhão. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, que foram realizadas com cinco educadoras da instituição. Vale ressaltar que a música está inserida em diversos espaços educacionais e a musicalização tem contribuído para o desenvolvimento de diversas habilidades de crianças pequenas.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.