A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS E/OU DEFICÊNCIAS: UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA

Resumo

O artigo objetiva investigar e compreender as repercussões da participação da família na educação de crianças com transtornos e/ou deficiências, uma análise psicopedagógica das práticas e estratégias de ensino. Na fundamentação teórica são apresentados elementos que reforçam a importância da participação da família na trajetória escolar e as contribuições da Psicopedagogia no desenvolvimento de crianças com transtornos e/ou deficiências. De abordagem qualitativa, a pesquisa se enquadra como uma revisão de literatura. Como fontes bibliográficas foram selecionadas pesquisas publicadas em periódicos científicos. Os resultados encontrados sinalizam a melhoria na motivação, comprometimento e autoestima dos alunos quando os pais e/ou responsáveis estão envolvidos diretamente processo educativo, os resultados revelam ainda, uma interdependência entre a participação familiar e a atuação da psicopedagogia no desenvolvimento educacional de crianças com transtornos e/ou deficiências. Conclui-se que a participação familiar no âmbito educacional é crucial para a melhoria do desenvolvimento da criança, principalmente quando associada à prática do psicopedagogo, que contribui para o diagnóstico e intervenção frente às dificuldades, deficiências e transtorno de aprendizagem, minimizando significativamente o impacto no desenvolvimento educacional da criança.

Biografia do Autor

Edna Cleiva Alves dos Santos, Centro Universitário ITOP - UNITOP

Especialista em Psicopedagogia Escolar (2023) pelo Centro Universitário ITOP – UNITOP, Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (2022) pela Faculdade Sucesso – FACSU. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil. Colégio Santa Clara, Cruzeta, Rio Grande do Norte, Brasil.  Lattes: https://lattes.cnpq.br/6292951550425403   

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Publicado
2023-12-19
Seção
Artigos