NOTAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO SOCIAL E SEXUAL DAS SOCIEDADES DA GRÉCIA E ROMA ANTIGA

  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Faculdade Vale do Salgado
  • Michel Justamand Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Sexualidade. Grécia e Roma Antiga. Brasil.

Resumo

Partindo de uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, o estudo em tela tem como objetivo refletir e discutir sobre a organização social e sexual das sociedades da Grécia e Roma Antiga a partir de textos com base historiográfica. Acredita-se que é necessário produzir no Brasil estudos sobre a sexualidade antes dos marcos das sociedades citadas, mas para tal é necessário compreender as influências destas sociedades em nossos traços civilizatórios, já que, a partir da colonização pelos europeus os entendimentos sobre a sexualidade estão correlacionados aos Gregos e Romanos Antigos, inclusive no que tange uma produção de conhecimento sobre o tema. Assim, para uma produção de conhecimentos sobre a sexualidade dos povos antigos do Brasil é necessário um processo dialógico entre os saberes e dizeres produzidos no norte e no sul global, sem hierarquias.

Biografia do Autor

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Faculdade Vale do Salgado

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor da Faculdade Vale do Salgado.

Michel Justamand, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutor em Arqueologia pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas.

Referências

ARISTÓTELES. A política. São Paulo: Editora Escala, [199-?]. (Coleção Grandes Obras do Pensamento Universal, 16).

COSTA, J. F. A inocência e o vício: estudos sobre o homoerotismo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1992.

EISLER, Riane. O prazer sagrado. Sexo, Mito e Política do corpo. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

FEITOSA, L. C. Gênero e sexualidade no mundo romano: a antiguidade em nossos dias. In: História: Questões & Debates. n. 48, p. 119-135, 2008. Disponível em: < http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/historia/article/view/15297/10288>. Acesso em: 09 Set. 2015.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: A vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

HALPERIN, D. ¿Hay una historia de la sexualidad? In: GIORDANO, R.; GRAHAM, G. (Orgs.). Grafías de Eros. Buenos Aires: Ediciones de la école lacanienne de psychanalyse - Edelp, 2000.

HOHENDORFF, J. V. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. (Orgs.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014.

NANPHY, W. Born to be gay: História da Homossexualidade. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2006.

POSSAMAI, P. C. Sexo e poder na Roma Antiga: o homoerotismo nas obras de Marcial e Juvenal. In: Bagoas, v. 4, n. 5, p. 79-94, 2010. Disponível em: . Acesso em: 17 Set. 2016.

STEARNS, P. N. História das relações de gênero. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
Publicado
2018-02-28
Seção
Artigos