LITERATURA COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA

  • Mateus Epifânio Marques SEDUC/UFAM
  • Kátia Viana Cavalcante PROFCIAMB/UFAM
  • Edilza Laray de Jesus PROFCIAMB/UFAM/UEA
  • Maria Olivia A. Ribeiro Simão PROFCIAMB/UFAM
  • Carlos André Lima Marinho SEDUC/AM
Palavras-chave: Literatura, Ensino Interdisciplinar, Amazônia, Ciências Ambientais

Resumo

Este estudo explorou a viabilidade do uso de textos literários como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências Ambientais em uma turma de Educação de Jovens e Adultos no Amazonas. A pesquisa teve caráter qualitativo, baseada na análise de textos literários, e contou com a participação de estudantes com uma média de 23 anos de idade. A aprendizagem significativa foi adotada como metodologia, visando a integração de conhecimentos prévios com novos, facilitando a compreensão. Textos literários, incluindo poemas de Thiago de Mello e Aníbal Beça, ambientados nas várzeas dos rios amazônicos, foram utilizados para promover a reflexão sobre questões climáticas e socioambientais. A pesquisa ocorreu em cinco etapas, envolvendo leitura inicial, destaque de trechos significativos, rodas de conversa e análises dos aspectos climatológicos dos poemas. Os resultados indicaram que os estudantes, inicialmente tímidos devido à complexidade vocabular, se envolveram ativamente nas discussões. Eles compartilharam suas perspectivas sobre as relações socioambientais nos textos, especialmente em relação às várzeas amazônicas e aos desafios climáticos. A pesquisa demonstrou que a literatura pode ser uma ferramenta valiosa para promover a compreensão das Ciências Ambientais e estimular a reflexão crítica sobre questões climáticas e ambientais na região amazônica. A abordagem interdisciplinar e o uso de textos ambientais regionais revelaram-se eficazes na promoção do engajamento dos estudantes.

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Publicado
2023-12-19
Seção
Artigos