RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS: VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO UNITOP

  • FRANCISCO WESLLEY MONTEIRO DE S MIRANDA WESLLEY MONTEIRO DE S MIRANDA UNITOP
  • DORIANE BRAGA NUNES BILAC UNITOP
  • CLAUDIA NOLETO MACIEL LUZ
Palavras-chave: Religiões de matrizes africanas, Educação, Lei 10.639

Resumo

A obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira foi instituido em 2003 pela lei 10.639 em toda a educação básica do país. Sabemos, no entanto, que não são poucos os casos noticiados de preconceito e discriminação com os praticantes de religiões de matrizes africanas. É nesse contexto que emerge o tema da presente pesquisa. Neste contexto questiona-se: Qual a visão dos alunos do curso de Ciências Contábeis do UNITOP sobre as religiões de matrizes africanas? Para obter essa resposta foram definidos como objetivo geral: Descrever a visão dos alunos, matriculados em 2022, no curso de Ciências Contábeis do UNITOP sobre as religiões de matrizes africanas, e como objetivos específicos: caracterizar os alunos do curso de Ciências Contábeis do UNITOP.Descrever as religiões de matrizes africanas, identificar o conhecimento dos alunos sobre as religiões de matrizes africanas. Metodologicamente foi utilizada a pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa de campo, com aplicação de questionário fez parte dos procedimentos metodológicos. Os resultados indicam que ainda existe um conhecimento muito limitado a respeito das religiões de matrizes africanas e que prevale o senso comum na construção da percepção dos sujeitos da pesquisa. Conclui-se que existe a necessidade de efetivação do trabalho com a temática, não apenas na educação básica, mas também na educação superior

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Publicado
2023-12-19
Seção
Artigos