GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA? O QUE DIZEM OS PROFESSORES E AS PROFESSORAS INICIANTES DAS ESCOLAS MARAJOARAS DE SALVATERRA /PA
Resumo
O texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da Universidade do Estado do Pará, tem por objetivo centraldiscutir se o currículo escolar e as práticas pedagógicas dos/das docentes iniciantes que atuam em escolas de Salvaterra/PA iniciantes contemplam as temáticas de gênero e sexualidade. Os dados foram reunidos por meio de entrevistas narrativas com seis docentes iniciantes (três professores e três professoras) e analisados por meio do Método Documentário. As narrativas indicam que o cenário não tem sido favorável para tratar desses assuntos nas práticas pedagógicas, pois tem prevalecido discursos conservadores que buscam cercear tais discussões no campo educacional, indicando a necessidade de criação de políticas de formação de professores voltados para as temáticas de gênero e da sexualidade, a reformulação dos currículos que não atendem a essas demandas, consequentemente a oposição ao modelo proposto pela BNCC, o estreitamento da relação sociedade-escola com vista a garantir apoio aos docentes que possuem intencionalidades para com esses temas e a constante reflexão sobre o papel da escola e do docente no acolhimento às diferenças.
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