JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E NORMAS ESCOLARES: entre restrições, transgressões e desafios

Palavras-chave: juventude, Ensino Médio, Escola

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa mais ampla acerca de como os estudantes de Ensino Médio de duas escolas públicas  localizadas no bairro da Terra- Firme, em Belém do Pará, constroem, manifestam e significam atitudes e estratégias de enfrentamento de regras e normalizações escolares? O seu objetivo principal é apresentar a comprensão dos significados dos atos de resistência de jovens estudantes do Ensino Médio diante das normalizações escolares. O estudo vincula-se a uma abordagem metodológica qualitativa com o enfoque na fenomenologia social de Alfred Schütz. Para a reunião de dados foi utilizado Grupos de Discussão e como técnica de análise, o Método Documentário. O resultado apontou para o delineamento do modelo de orientação coletiva, denominado dicotomia; enigma; transgressão e proposição.

 

Biografia do Autor

Lucélia Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará
Lucelia de Moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Líder do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS/UEPa) e Pesquisadora  do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU/UnB).

Publicado
2024-01-15