A EDUCAÇÃO INDIGENA NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO INTERCULTURAL BILÍNGUE
Resumo
Neste artigo, apresenta-se reflexões relativas à necessidade de construção de
uma educação indígena diferenciada que assegure a preservação de suas
variáveis culturais que configuram a identidade étnica do povo Tentehar. Neste
sentido o currículo é um valioso instrumento para preservar a cultura, modo de
vida, língua e história, ampliando as possibilidades da escola ser um espaço de
inclusão, fortalecendo a troca de experiências interculturais. Assim, se discute
acerca dos fundamentos da relevância do currículo intercultural na Educação
Infantil Indígena, do município de Grajaú, no contexto da luta, pelos povos
indígenas, por direito à educação. A metodologia pautou-se na pesquisa
bibliográfica do tema e na pesquisa de campo quanto a importância do
currículo intercultural e bilíngue como um instrumento útil para fortalecer e
preservar a língua crenças e tradições Tentehar. A pesquisa foi desenvolvida
através de um roteiro de entrevista com questões aberta e fechadas, com 3
professores de uma pré-escola indígena, pública e municipal localizada na
Terra Indígena Bacurizinho, na zona rural. Com os dados obtidos se concluiu
que a educação escolar indígena, especificamente, na Educação Infantil
precisa repensar o currículo adotado para que atenda as reais necessidades
dos alunos indígenas em ter uma educação especifica, diferenciada e bilíngue,
que oportunize mecanismos significativos de reforço e coesão étnica e de
valorização da cultura indígena, com ênfase no povo Tentehar.
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