O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA MUNICIPAL GONÇALVES DIAS NO POVOADO TAMBORIL: METODOLOGIAS E RESULTADOS
Resumo
De acordo com o Documento Curricular do Território Maranhense (2019), a função do
ensino de História é o estudo da ação coletiva dos grupos sociais ao longo do tempo que
pode demonstrar a complexidade e a multiplicidade da experiência humana,
desnaturalizando o presente ao demonstrar que todas as sociedades estão sempre se
transformando e que, se o passado foi diferente do presente, o futuro também o será.
Assim, com a alteridade trabalhada em História, pode-se ajudar os estudantes a
desenvolver empatia para entender as diferenças em vez de rejeitá-las sem pensar.
Pensando nisso, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar e
compreender como são desenvolvidas as aulas de História no Ensino Fundamental, na
escola Gonçalves Dias, no povoado Tamboril. A escola possui uma estrutura simples
com 4 salas de aula que funcionam nos turnos matutino e vespertino. Pela manhã turmas
de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, e a tarde do sexto ao nono ano.
Referências
dos marcos cronológicos. Revista Nova Escola, São Paulo, ed. 260, mar. 2013.
Entrevista concedida a Bruna Nicolielo.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos.
1. ed. Em e-book. São Paulo: Cortez, 2018.
BLOCH, Marc Leopold Benjamin, 1886-1944. Apologia da história, ou, O ofício de
historiador. Prefácio, Jacques Le Goff; tradução, André Telles. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Ed., 2001.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, dez. 2017. Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acessado em: 29 ago. 2019.
_______. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Estatística
populacional. Disponível em:
<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2013/sint
ese_coef_var_xls.shtm>. Acesso em: 19 de setembro de 2019.
_______. Ministério da Educação. Documento Curricular do Território
Maranhense.1ª edição. Maranhão: FGV Editora, 2019.
_______. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília:
MEC/SEB, 2013.
_______.Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental.
Brasília : MEC/SEF, 1997.
CERQUEIRA, Jonir Bechara; FERREIRA, Elise Melo Borba. Recursos didáticos na
educação especial. Instituto Benjamin Constante. Rio de Janeiro, 2007.
CRUZ, Gisele Thiel Della. Fundamentos teóricos das ciências humanas: história.
Curitiba: IESDE, 2003.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A Educação Básica como Direito. Cadernos de
Pesquisa, v. 38, n. 134, p. 293-303, maio/ago. 2008.
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e
aprendizados. Capinas, SP: Papirus, 2003
GERMINARI, Geyso D.; MOURA, Anderson Fagundes de.Livro didático de história,
entre conteúdos e epistemologia. Educação Unisinos.Volume 21, número 1, abril, 2017.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo
(trad.). Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
MARIANI, Maria de Fátima Magalhães; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de.
Criatividade no trabalho docente. Psicologia Escolar e Educacional. Vol. 9. Número 1.
2005. 27-35.
PEREIRA, Jean Carlos Cerqueira. O ensino de história nas séries iniciais. In: X
JORNADA DO HISTEDBR, 2011, Campinas. Anais da X História da educação:
intelectuais, memória e política. Campinas, SP: HISTEDBR-FE/ UNICAMP, 2011.
MORENO, Jean Carlos. História na Base Nacional Comum Curricular: Déjà Vu e
Novos Dilemas no Século XXI. Revista História & Ensino. Londrina, v. 22, n. 1, p.
07-27, jan./jun. 2016.
MARQUES, Antônio Luiz; BORGES, Renata Simões Guimarães e; ADORNO, Ronara
Dias. A LDB/96 e a qualidade de vida no trabalho: com a palavra os docentes da rede
pública de Belo Horizonte. Revista de Ciências da Administração. v. 10, n. 20, p. 72-
94, jan./abr. 2008.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 5. ed.
São Paulo: Atlas, 2009.
MOREIRA, Claudia Regina Baukat Silveira; VASCONCELOS, Jose Antônio. Didática
e avaliação da aprendizagem no ensino de história. Curitiba: Ibpex, 2007
OLIVEIRA, Andréia. PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: História. 2014.
Disponível em: https://www.cpt.com.br/pcn/parametros-curriculares-nacionais-historia.
Acesso em: 22 de setembro de 2019.
RAMOS, Aurora. O ensino de História e recursos didáticos utilizados na EE 14 de
fevereiro/mt. 2019
RÜSEN, Jorn. O livro didático ideal. In: MARTINS, Estêvão; SCHMIDT, Maria
Auxiliadora (Orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. da UFPR, 2010.
p. 109-127.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.