O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA MUNICIPAL GONÇALVES DIAS NO POVOADO TAMBORIL: METODOLOGIAS E RESULTADOS

  • Nara Almeida dos Santos Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Josenildo de Jesus Pereira Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

De acordo com o Documento Curricular do Território Maranhense (2019), a função do
ensino de História é o estudo da ação coletiva dos grupos sociais ao longo do tempo que
pode demonstrar a complexidade e a multiplicidade da experiência humana,
desnaturalizando o presente ao demonstrar que todas as sociedades estão sempre se
transformando e que, se o passado foi diferente do presente, o futuro também o será.
Assim, com a alteridade trabalhada em História, pode-se ajudar os estudantes a
desenvolver empatia para entender as diferenças em vez de rejeitá-las sem pensar.
Pensando nisso, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar e
compreender como são desenvolvidas as aulas de História no Ensino Fundamental, na
escola Gonçalves Dias, no povoado Tamboril. A escola possui uma estrutura simples
com 4 salas de aula que funcionam nos turnos matutino e vespertino. Pela manhã turmas
de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, e a tarde do sexto ao nono ano.

Biografia do Autor

Nara Almeida dos Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora da rede municipal de Grajaú – Maranhão licenciada em História. email: nara@gmail.com

Josenildo de Jesus Pereira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor Associado III do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação História e
Conexões Atlânticas (PPGHIS) da Universidade Federal do Maranhão. http://orcid.org/0000-0001-5327-
3879 http://lattes.cnpq.br/9341633651001873. Email jj.pereira@ufma.br

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Publicado
2023-09-22