O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DOS PROFESSORES DE ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ – MARANHÃO

  • Benilde Pereira de Sá Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Josenildo de Jesus Pereira Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Neste artigo apresenta-se reflexões
relativas ao processo de ensino e aprendizagem
referente à disciplina História, em escolas públicas da
cidade de Grajaú do Maranhão, do Nível Fundamental.
Para tanto, se fez a revisão bibliográfica do tema, bem
como o estudo de campo por meio de entrevistas com
quatro professores de História acerca de suas rotinas
de trabalho para se compreender a relação entre as
suas metodologias e o processo de aprendizagem de
seus alunos e alunas; o interesse ou não deles pela
disciplina considerando-se a sua importância na
formação política e cultural dos discentes. Trata-se
de um importante estudo porque pode apontar o
que é preciso ser feito quanto a formação teórica e
metodológica dos docentes e, por conseguinte, em
relação a melhoria da qualidade do ensino desta
disciplina neste município.

Biografia do Autor

Benilde Pereira de Sá, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Licenciada em História pela Universidade Federal do Maranhão, atuando na Educação Básica do município de
Grajaú-MA. Lattes http://lattes.cnpq.br/0079583196808150.ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6628-9634.
E-mail: benildepereirasa@gmail.co

Josenildo de Jesus Pereira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professor Associado III do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação História e Conexões Atlânticas (PPGHIS) da Universidade Federal do Maranhão. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5327-3879. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9341633651001873

Referências

BERVIAN, P. A. C.; SILVA, R. Metodologia Científica – 6ª Edição. São Paulo: Pearson, 2007.
BITTENCURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2 ed. São Paulo: Cortez,
2008.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Base da Educação –
LDB. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccuvil_03/LEIS/L9394.htm
Pesquisa realizada em 13/06/2019.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 174p.
CHARTIER, Anne Marie. A escola obrigatória e o exercício de ensinar. Palestra proferida
no Programa de Pós-Graduação em Sociologia. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/
arquivos/pdf/ldb.pdf. Pesquisa realizada em 13/06/2019.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e
organização. 6ª Edição. Editora Cortez. São Paulo, 2008.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estruturas e
organização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed.
São Paulo: Cortez, 2011.
MARINI, F. Escola e famílias de periferias urbanas. O que dizem seus protagonistas sobre
esta relação e o que propõem para as interações. São Paulo: Ática, 2011.
MINAYO, M. S. C. O desafio da pesquisa social. Em M. S. C. Minayo. S. F. Deslandes & R. Gomes.
Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
MICHAELIS. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos,
2008.
HOFFING, M. A. Z. As páginas de História. Cad. Cedes. Volume 23, Número 60. Campinas, 2003.
Disponível em: arttext> Pesquisa realizada em 13/06/2019.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 43 ed. Porto
Alegre: Mediação, 2013.
HOFFMANN, Jussara. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 9 ed. Porto
Alegre: Mediação, 2005.
PELEGRINI, M.; DIAS, A, A.; GRINBERG. K. Vontade de Saber História. Coleção Vontade de
Saber História. 1ª edição. Editora FTD. São Paulo: 2009.
PEREIRA, J. C. C.; PACHECO, M. B. O Ensino de História nas Séries Iniciais. 2013. Disponível
em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada10/_files/VOvTHqqQ.pdf
Pesquisa realizada em 13/06/2019.
ROMANOWSKI, J. P. Formação e Profissionalização Docente. 4ª Edição. Editora Ibpex,
Curitiba: 2010.
RUIZ, L. K. A implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos, de 06 de fevereiro de 2006:
Contexto e Expectativas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de mesquita Filho”. Licenciatura
em Pedagogia. Bauru: 2008.
SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar História. Editora Scipione. São Paulo: 2004.
VASCONCELOS, C. O Projeto Político Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2008.
Publicado
2023-09-22